Guia de Jogo - Tique

🍀 Guia de auxílio para semideuses filhos de Tique. 🍀


A prole da Oceânide da Sorte

De todos os seres que andam no solo ou pairam sobre este, e desbravam os Mares, aqueles cujo destino tecido pelo tear das Moras é o mais afortunado são os filhos da injusta Amante do Acaso e das Riquezas. Desde seus primeiros passos, demonstram regojizar-se em bons presságios e domar as calamidades da sorte ao seu favor, frequentemente à custa dos que os cercam. Sempre que um dos filhos de Tique interfere nos desígnios alheios, o infortúnio pode precipitar a ruína de todos ao seu redor.

Todavia, o perigo mais iminente reside nos semideuses que alcançam pleno domínio de suas habilidades mais sublimes. Suas grandes asas reluzentes adornadas por um brilho de refinada magnificência podem encantar o olhar maravilhado dos que têm o privilégio de contemplá-las. No entanto, o mais sutil movimento de suas plumas é suficiente para desencadear calamidades terríveis, perpetuando os castigos que há milênios recaem sobre as Pólis da Grécia sob a regência volúvel e caprichosa da Deusa da Fortuna.


Informações Extras

Grupo: Deuses Menores
Símbolo: Trevo de Quatro Folhas
Face Romana: Fortuna
Classificação Principal: Mágico
Classificação Secundária: Místico



Intervenção de Sorte

A habilidade mais marcante dos semideuses de Fortuna esta em seu talento mágico de manipular a Sorte em benefício próprio. Esse dom permite-lhes tanto prejudicar as ações de seus adversários desafortunados por meio de uma onda de azar, quanto favorecer suas próprias ações ou as de terceiros com uma sorte incomum e precisa. Contudo, intervir no delicado equilíbrio da Sorte, e consequentemente no destino delineado pelas Moiras, constitui um campo da magia de extrema complexidade e perigo. Assim, ao conceder sorte a si mesmos ou a outros, um efeito adverso equivalente manifesta-se sobre outros indivíduos, de modo a preservar o equilíbrio cósmico.


Perícia de Sorte:
Semideuses de Fortuna são perfeitos para uso de armas de longo alcance, ou realização de lançamentos e disparos num geral. Quanto mais atacam o seu alvo, pelo menos um projétil de sua escolha em um grupo de quaisquer quatro disparos será aprimorado e acertará com precisão o ponto visado, da forma que o lançador idealizar.

Combos notáveis:

  • » Fortuna - Sorte Crítica (Intervém com dois alvos)
  • » Ricochete (Acerta mais alvos)
  • » Marca da Abundância (Aumento de vida e energia)
  • » Moira Afortunada (Maior efetividade, e sem custo)
  • » Plumas de Má Sorte (Lança projéteis)


Infortúnios:
A mais eficaz defesa para o descendente de Tique é se manter ileso diante de determinadas ações hostis. Qualquer dano proveniente de ações que não tenham a prole como único e principal alvo — como habilidades de efeito em área, ricochetes ou similares — será completamente anulado. A dificuldade de uso está na necessidade de narrar de maneira convincente e coesa como a manifestação aleatória da sorte é ativada por este poder. Pode-se justificar que uma árvore caiu diante do semideus, por exemplo, como uma barreira contra uma explosão em área. Além disso, efeitos hostis de armadilhas ou dispositivos mecânicos concebidos para prejudicá-lo serão classificados como Atos Infortúnios, resultando em falhas. Por exemplo, armas de fogo, como revólveres, falharão ao serem utilizadas contra eles.

Combos notáveis:

  • » Decisão Absoluta (Incapacidade de reversão)
  • » Revés Absoluto (Maior custo energético)
  • » Tecelãs do Tear do Destino (Previsão de ataques)
  • » Esquiva Estatística (Projéteis falharão)
  • » Leme do Destino (Desastres falharão)
  • » Seguro de Vida (Execuções falharão)


Destino Imutável:
Do mesmo modo que nenhum imortal é capaz de contrariar a vontade de Tique, ninguém pode intervir no destino e na sorte de suas proles. Portanto, não são afetados por efeitos que visem interferir na sua sorte, se vindos de fontes de até 15 níveis acima dos seus. Para influências acima desse limite, a intervenção funcionará mas com menos efetividade.


Fortuna - Sorte Crítica:
Quando um filho de Tique aumenta sua sorte, alguém perto terá azar. Todo turno em que uma prole de Tique realizar um Ato Fortúnio, um alvo aleatório na batalha — seja um inimigo ou um aliado — realizará um Ato Infortúnio, e outro realizará um Ato Fortúnio, em seus respectivos turnos. Pode ser que essa habilidade prejudique sua equipe, ou não. Recomenda-se andar sempre ao lado de filhos de Nêmesis para conter os danos colaterais.

Combos notáveis:

  • » Marca da Abundância (Aumento de vida e energia)
  • » Decisão Absoluta (Incapacidade de reversão)
  • » Revés Absoluto (Maior custo energético)
  • » Moira Afortunada (Maior efetividade e sem custo energético)
  • » Sombra da Fortuna (Controle de bênçãos)


A Roda da Fortuna:
Toda vez que o semideus jogar, a sorte gira para todos na batalha. A cada rodada em que os semideuses de Tique jogam, um alvo aleatório em campo — inimigo ou um aliado — realizará um Ato Fortúnio em seu próximo turno, enquanto outro alvo aleatório — também um inimigo ou um aliado — realizará um Ato Infortúnio em seu próximo turno.

Combos notáveis:

  • » Marca da Abundância (Aumento de Vida e Energia)
  • » Decisão Absoluta (Incapacidade de reversão)
  • » Revés Absoluto (Maior custo energético)
  • » Moira Afortunada (Maior efetividade, e sem custo)
  • » Sombra da Fortuna (Controle de bênçãos)


Decisão Absoluta:
Os mitos contam que, se Tique desaprova, nada pode dar certo para nenhum indivíduo, nem planejamento sábio nem remédios astutos podem anular ou remodelar os arranjos pré-ordenados da providência divina. Por isso, ações dos filhos de Tique não ser revertidas ou evitadas por reações advindas de análises e planejamentos sábios precavidos. Efeitos e ações que visem evitar ou reverter suas ações, se baseadas em precauções ou planos estratégicos, se tornarão Atos Infortúnios.

Combos notáveis:

  • » Revés Absoluto (Maior custo energético)
  • » Sombra da Fortuna (Controle de bênçãos)


Sorte Vingativa:
Sempre que seres com más intenções tentem enganar ou furtar as proles da Deusa da Abundância, sua sorte lhes protegerá. Com isso, ações que visam enganar se tornam Atos Infortúnios, bem como truques ilusórios, ou dons de mentiras e manipulação. Note que não se aplica a controles mentais diretos, mas apenas aos poderes que tenham caráter enganador.

Combos notáveis:

  • » Decisão Absoluta (Incapacidade de reversão)
  • » Revés Absoluto (Maior custo energético)


Sombra da Fortuna:
Em um nível elevado, ao batalharem juntos de proles de Nêmesis, todas as bênção e bonificações positivas aleatórias dos filhos de Tique apenas cairão sobre seus aliados, enquanto suas maldições e penalidades negativas aleatórias apenas cairão sobre seus inimigos. Desse modo, a aleatoriedade da sorte terá um viés positivo para a sua equipe.

Combos notáveis:

  • » Fortuna - Sorte Crítica (Viés de sorte)
  • » A Roda da Fortuna (Viés de sorte)
  • » Golpe de Sorte (Viés de sorte)
  • » Equívoco (Viés de sorte)
  • » Promoção (Viés de sorte)
  • » Coroa de Muralhas (Viés de sorte)
  • » Desventura (Viés de sorte)
  • » Dívida (Viés de sorte)
  • » Revés Oceânico (Viés de sorte)
  • » Falência (Viés de sorte)
  • » Ventura da Miséria (Viés de sorte)
  • » Jackpot (Viés de sorte)
  • » Ciclos Incontestáveis (Viés de sorte)


Clarividência e Destino

Os descendentes de Tique são capazes de intuir alguns dos percursos que os fios do destino podem trilhar, conforme a vontade das Moiras. Tal poder constitui uma valiosa ferramenta que lhes confere a capacidade de antever as consequências potenciais de determinadas decisões e de se preparar para garantir que os resultados de suas escolhas sejam sempre os mais propícios e vantajosos possíveis.


Clarividência de Tecelã:
Com a ponta dos dedos, toques sutis em objetos e indivíduos lhes oferece a capacidade de sentir as vibrações e o avanço dos fios do tear das Moiras, revelando informações ocultas do passado, presente ou do futuro. É um dom de grande capacidade narrativa, que deve ser usado sabiamente.


Tecelãs do Tear do Destino:
Como um poder de caráter místico dividido em três partes, este trunfo irá oferecer aos semideuses de Tique capacidades clarividentes elevadas, que os tornarão cientes de grande parte dos acontecimentos que estão por vir em seus próximos turnos. Narrativamente, pode ser usado na maioria das situação em que se encontram para se precaverem a tempo.



Presságios Narrativos

Os vastos dons arcanos dos semideuses filhos de Tique, relacionados à manipulação da Sorte, abrangem um espectro de aplicações que transcende os limites dos combates. Dentre suas habilidades, incluem-se poderes que aumentam significativamente as probabilidades de êxito pleno na execução de inúmeras atividades com diferentes finalidades, ampliando ainda mais a versatilidade do conjunto de suas aptidões;


Prosperidade Diária:
Realizar atividades cotidianas, esportivas e profissionais é importante para qualquer personagem, mas requer níveis de conhecimento e preparo. Para um semideuses de Tique, nada disso é necessário. Independente do quão complexa for uma atividade, a executará com total excelência, mesmo sem ter prática alguma. Pode ser útil em treinos de atividades, ou em esquivas acrobáticas durante lutas de alto risco. Nem todas as atividades seguidas realizarem terão essa bonificação, apenas algumas.


Fartura:
Um uso importante desse poder está na colheita de recursos escassos, ou de grande raridade da natureza. Até mesmo poções poderosas, com valor inestimável, podem ser seu volume multiplicado.


Maré de Sorte:
Para guiar e administrar o Destino do mundo e coordenar a vida dos deuses e dos homens, Tique é representada com um leme de navio em mãos, que se movimenta em direção a destinos incertos. Da mesma forma, seus filhos possuem extremo conhecimento cartográfico, alta maestria na condução de transportes marítimos. Podem contar com sua sorte para ir até onde desejarem, mesmo sem saber qual o caminho correto.


Habilidades de Auxílio

Inúmeros dos dons da prole de Fortuna lhes auxilia dentro de fora de lutas, o que lhes fornece maior segurança mesmo quando em ocasiões ou batalhas de alto risco. Entretanto, a sorte ainda pode se guiar em qualquer direção.


Olhos Vendados:
Batalhar no escuro, em meio a névoas densas, ou após ser vítima de flashes de luz cegantes nunca foi tão fácil quando com a sorte ao seu lado. Com os olhos obstruídos, semideuses de Tique podem agir normalmente, ao contar com a sorte, como se soubessem tudo o que ocorre ao seu redor.


Requinte Oceânide:
Nos níveis iniciais ainda não é possível voar plenamente, então pode ser proveitoso a capacidade de andar sobre a água, em casos que seja narrativamente necessário. Em níveis superiores, permite ao semideus que voe mais velozmente sobre a água.

Combos notáveis:

  • » Plumas de Boa Sorte (Voo acelerado)
  • » Resistência Marítima (Resistência Mágica)


Tesouros Oceânicos:
Filhos de uma Oceânide, pressentem a presença não só de materiais mas também de tesouros valiosos ao seu redor, com um vasto raio de detecção em metros ao redor. Em adição, seus poderes de caráter oceânico agora possuem o dobro de alcance e custam menos energia.

Combos notáveis:

  • » Requinte Oceânide (Menor custo energético)
  • » Tesouros Oceânicos (Mais alcance)
  • » Leme do Destino (Mais alcance)
  • » Revés Oceânico (Menor custo energético)
  • » Patrona Marítima (Menor custo energético)
  • » Ventania Marítima (Mais alcance e menor custo energético)
  • » Proteção Náutica (Menor custo energético)


Marca da Abundância:
Resistências contra danos não são parte dos atributos dos filhos de Tique, mas eles conseguem ampliar abundantemente sua vitalidade máxima e o valor total de suas reservas de energia para compensar. A cada Ato Fortúnio realizado no combate, esses semideuses recebem um bônus de +10% de vida e energia máxima, até o fim da ocasião. Não é um poder de cura, mas apenas de ampliação.

Combos notáveis:

  • » Perícia de Sorte (Ato Fortúnio)
  • » Fortuna - Sorte Crítica (Ato Fortúnio)
  • » A Roda da Fortuna (Ato Fortúnio)
  • » Golpe de Sorte (Ato Fortúnio)


Abundância:
Como leva a Cornucópia consigo em suas representações, o chifre da cabra Amalteia, Tique é também considerada uma das Divindades da Abundância e da Riqueza. Nesse sentido, filhos de Tique possuem maior afinidade com semideuses de deuses telúricos.

Interage com:

  • » Semideuses de Gaia
  • » Semideuses de Oréas
  • » Semideuses de Reia
  • » Semideuses de Deméter
  • » Semideuses de Dionísio
  • » Semideuses Ctônicos
  • » Semideuses de Zéfiro
  • » Mênades do Vinho
  • » Ninfas Epigeias
  • » Sátiros


Caprichos - Caso do Acaso:
Tornou-se comum que atribuíssem à Tique injustamente a culpa por todo desastre repentino ou má sorte. Com isso, a cada vez que os filhos de Tique forem insultados ou criticados por algo, poderão usar uma habilidade ativa adicional em seu próximo turno – acima do limite permitido. Pode ser útil para exceder o limite de ações por turno permitido por cada narrador.


Resistência Marítima:
A Fortunacinese é um ramo das artes arcanas que é capaz de aumentar ou reduzir as probabilidades de acontecimentos, sejam em pequena ou grande escala. Proles da Deusa da Sorte, enquanto em regiões costeiras ou sobre a água, terão resistência contra qualquer dano ou penalidade mágica.

Combos notáveis:

  • » Requinte Oceânide (Maior velocidade)


Asas da Amante da Inconstância

Uma das mais formidáveis habilidades atribuídas aos semideuses reside na utilização de suas asas, que não apenas lhes permitem realizar voos de rara magnificência, mas também constituem um instrumento para o uso de seus poderes. Com um simples movimento de suas plumas, esses seres atraem calamidades ao seu entorno, exercendo uma influência devastadora sobre o destino daqueles que os circundam.


Plumas de Boa Sorte:
Em níveis iniciais, suas asas servem como ferramenta para saltos, planagem e desaceleração de quedas e colisões. Com o avanço de seus níveis, podem alçar voo em velocidade, e interagir com outras habilidades.

• Combos notáveis:

  • » Requinte Oceânide (Velocidade de Voo)
  • » Plumagem Próspera (Bonificação aliada)
  • » Plumas de Má Sorte (Lança projéteis)
  • » Instabilidade Sísmica (Atrai calamidades)
  • » Ventania Marítima (Atrai calamidades)
  • » Tear de Desastres (Atrai calamidades)
  • » Geada Sórdida (Atrai calamidades)
  • » Azaração Global (Azaração em área)

Habilidades Combativas

À medida que aprimoram o domínio sobre suas habilidades de intervenção no destino, os semideuses descendentes de Tique canalizam seus dons arcanos para o fortalecimento de seu desempenho em combates. Dessa forma, tornam-se adversários formidáveis, capazes de representar uma ameaça significativa até mesmo para oponentes de alto nível que se vejam sujeitos aos caprichos da sorte.


Ricochete:
Proles da Deusa da Inconstância fazem com que todos os seus projéteis ricocheteiem. Assim, seus projéteis ou ataques de longo alcance sempre atingem alvos adicionais, além do seu alvo principal.

• Combos notáveis:

  • » Perícia de Sorte (Ato Fortúnio)
  • » Esquiva Estatística (Útil pra trocas de tiro)
  • » Efeito Dominó (Penaliza esquivas)
  • » Sina Imprevisível (Imprevisível)
  • » Golpe de Sorte (Ato Fortúnio)
  • » Plumas de Má Sorte (Projéteis)


Esquiva Estatística:
A sorte que circunda os filhos de Tique é aleatória e inconstante, mas guiada ao seu favor. Portanto, projéteis que lhes alvejam sempre serão desviados e/ou interceptados antes que os atinjam. A dificuldade de uso está na necessidade de narrar de maneira convincente e coesa como a manifestação aleatória da sorte é ativada por este poder.


Efeito Dominó:
A natureza dos dons de Fortuna é caprichosa e aleatória, capaz de trazer grande sorte para alguns e infortúnios para outros. Agora, ataques da prole da Sorte cascateiam em um efeito dominó até seu alvo ser acertado por algo e sofrer dano equivalente ao ataque inicial desviado. Atacar em uma direção qualquer, por exemplo, cria um efeito dominó que cascateia no seu alvo principal sendo atingido por algo e tomando o dano equivalente ao de ser atingido pelo ataque. Novamente, a dificuldade de uso está na necessidade de narrar de maneira convincente e coesa como a manifestação aleatória da sorte é ativada por este poder.