Grimórios de Magia


Grimórios são artefatos mágicos preciosos que simbolizam o conhecimento e poder arcano que podem ser dominados por seu portador. A evolução de um livro de magia depende unicamente do usuário e reflete seu progresso e maestria da magia contida nele. O desenvolvimento de um Semideus ou Devoto de Subclasse está diretamente ligado ao seu domínio da magia do grimório.

O progresso é marcado pela evolução do tomo através de estágios que representam a experiência do usuário. O treinamento contínuo revela novas páginas e fortalece a conexão entre o usuário e sua magia.


Evolução

A progressão do grimório ocorre em três categorias, sendo cada uma delimitada por um intervalo de pontos de Aptidão. O avanço entre as categorias depende do acúmulo desses pontos, obtidos através do treinamento e prática.

Categorias do Grimório:

Páginas do iniciado: O ponto de partida para todo aprendiz. Neste estágio, o grimório introduz o portador aos fundamentos iniciais da magia que estará aprendendo a partir dali, ensinando-o a manipular energias básicas.

Manuscrito Moderado: Superado o estágio básico, o grimório e seu portador sobem para um novo patamar de conhecimento e poder. Nesse estágio de refinamento e especialização, o portador aprimora suas habilidades e expande seu arsenal mágico de forma intermediária, conhecendo melhor suas magias e lidando de forma diferente com o que está aprendendo. É aqui que se ramifica o conhecimento básico absorvido e o transforma em específico

Arquivo Único: O tomo, no auge de seu poder, transforma-se em um instrumento Avançado, capaz de manipular energias com maestria. 

Cada item de um livro de magia é dividido em capítulos, que marcam o progresso do usuário e o desbloqueio de novas habilidades.

À medida que o portador se aprofunda no estudo e na prática da magia, o grimório evolui, tornando-se mais poderoso e permitindo-lhe acessar magias mais complexas e refinadas.

A relação entre o tomo e o portador é simbiótica, já que ele se alimenta da energia de conhecimento do portador, que a adquire em treinos específicos para o seu grimório.


Divisão de Capítulos

Cada categoria do tomo possui uma estrutura de quatro capítulos, cada um representando um estágio específico das habilidades do portador. A medida que ele se aprofunda nos capítulos de seu grimório, é gradativamente desbloqueado poderes latentes, expandindo as páginas com habilidades mágicas; Essa progressão garante que o portador não se sobrecarregue de informações, além de obrigar que quem usa o grimório tenha paciência em entendê-lo primeiro, para só então conseguir usá-lo.

Páginas do iniciado

  • Capítulo 1: 0 - 25 pontos
  • Capítulo 2: 25 - 50 pontos
  • Capítulo 3: 50 - 75 pontos
  • Capítulo 4: 75 - 100 pontos

Manuscrito Moderado

  • Capítulo 5: 100 - 125 pontos
  • Capítulo 6: 125 - 150 pontos
  • Capítulo 7: 150 - 175 pontos
  • Capítulo 8: 175 - 200 pontos

Arquivo Único

  • Capítulo 9: 200 - 225 pontos
  • Capítulo 10: 225 - 250 pontos
  • Capítulo 11: 250 - 275 pontos
  • Capítulo 12: 275 - 300 pontos


Aptidão e Proficiência

Aptidão

A Aptidão mede o avanço no domínio do tomo. O progresso ocorre através do treinamento, e por isso quanto mais treinos você se propuser a fazer, mais pontos de aptidão você terá e mais capítulos do grimório você conseguirá adquirir. A cada sessão de treino será concedido 5 pontos de Aptidão, que se acumulam até atingir novos capítulos e itens. 

Proeficiência

A Proficiência representa o domínio de habilidades específicas. O uso frequente de um poder aumenta sua eficácia e força. Quanto mais vezes uma habilidade for utilizada, mais proficiente o usuário se torna, permitindo maior controle e aprimoramento das técnicas. Em exemplo, se você usa uma habilidade apenas uma vez, é iniciante nela, mas quanto mais a usar, mais conhecimento sobre ela terá e mais fácil será de produzi-la. Com isso, de sua quantidade de energia gasta e força de uma magia é intrinsecamente ligada a quantas vezes foi usada.


Distribuição de Grimórios

Nem todo grimório tem a mesma quantidade de habilidades desbloqueadas, assim como nem todo livro tem o mesmo tanto de capítulos ou páginas. Sempre depende da história, de quem o escreveu e do motivo por que ele foi escrito. Com os grimórios, acontece a mesma coisa: alguns tem mais ou menos habilidades, variando de acordo com a quantidade de magias que serão entregues por capítulos.

Isso não significa que um grimório com menos habilidades é mais fraco que um com mais habilidades, apenas que a complexidade do que é aprendido é diferente em determinados ramos. Um grimório elemental, por exemplo, pode ter muito mais interseções de formas mágicas que um grimório de magia de sangue, e isso não o faz ser mais forte, afinal, magia de sangue é um ramo específico e complexo que tem menos versões, mesmo que seja extremamente poderosa.

Cada categoria de grimório possui um número específico de poderes disponíveis, que são distribuídos entre os capítulos:

  • Tomo dos 12 Círculos: 12 poderes (1 por capítulo)

  • Tomo dos 24 Selos: 24 poderes (2 por capítulo)

  • Tomo dos 36 Degraus: 36 poderes (3 por capítulo)

Como Obter um Grimório?

Para obter um grimório, o usuário é obrigado a realizar um sacrifício pessoal significativo: abdicar de três itens de reclamação.

Os tomos dependem de sua localização de acordo com o deus que ele rege e a capacidade do grimório, diferenciando como eles serão encontrados pelo semideus ou devoto de deus que estiver o procurando. É sempre bom lembrar que a caça a um grimório não é uma necessidade, já que alguns têm fontes de energia malígnas que podem até fazer mal a quem usá-lo. Vai do player que está buscando decidir se o valor a pagar por este grimório é alto de mais ou não para possuí-lo, e aceitar as consequências do que está fazendo.