Grimório de Poções

⚗️ O termo "poção" será usado em todo o livro, ou seja, qualquer tipo de mistura que é considerada poção irá ser usado o termo. ⚗️

A criação de poções é notória na alquimia, que conferem efeitos sobrenaturais. Os alquimistas passam grande parte de sua vida dentro de seus laboratórios, criando novos elixires. Durante os séculos 17 e 19, era comum na Europa ver mascates oferecendo poções para doenças que iam de desgosto à peste. Estes foram eventualmente descartados como charlatanismo. Indivíduos incapazes de comprar uma poção em um boticário ou de um vendedor ambulante podiam ir ao seu herborista local (muitas vezes rotulado como uma bruxa) em sua aldeia, ou um membro feminino de sua casa. Prostitutas, cortesãs, feiticeiras e parteiras também eram conhecidos por distribuir poções.

As poções são misturas líquidas mágicas com um propósito correspondente ou relacionado, que podem ter vários efeitos e potência. Criadas com um preparado mágico composto de materiais que têm ou agregarão uma função energética. São essenciais para explorar, em combate, infiltração ou apenas para ajudar o grupo a resolver um quebra-cabeça, e existem tantos tipos diferentes que se pode facilmente criar uma que resolva qualquer situação. São agrupadas em categorias e uma vez usada, ela funciona imediatamente e é gasta. Além disso, o efeito da poção pode ser cancelado a qualquer momento.

Podem ser oriundas da mistura de diversos ingredientes (que podem ser mágicos ou não) e que exigem um preparo bem atencioso. Inicialmente, as poções eram consumidas de forma oral; ou seja, bebidas. Entretanto, o termo hoje em dia abrange, qualquer composto mágico líquido, com os mais diversos usos e finalidades. Tônicos, elixires, loções, perfumes e muito mais, com o resultado buscado variando para cada poção.

É preciso encantar a poção, para ativá-la. Cada poção é feita com uma receita específica, onde os ingredientes devem ser administrados de forma atenciosa e cautelosa sendo necessário ter uma intenção e trabalhar a energia dos itens que se utiliza, em paralelo. As poções têm uma complexidade muito maior que um feitiço pois mexem com seu sistema nervoso. 

O uso do Grimório de Poções é totalmente feito pela feiticeira, afinal, ela que irá fazer as poções, achar os ingredientes e desejar os efeitos. 
Cada feiticeira terá suas próprias poções, fazendo com que cada grimório seja diferente do outro já que as receitas serão anotadas pela própria feiticeira.
Apenas umas coisas precisam ser vistas: 

• As Poções levam tempo e precisam de cuidado ao serem feitas. Nenhuma poção poderá ser montada e feita na hora de batalha 

• Além de tudo listado acima, existem três tipos de poções, as Fáceis, Intermediárias e Difíceis. 

• O uso de qualquer substância em demasia pode causar envenenamento, contudo o uso adequado de substâncias naturais em poções pode até salvar vidas. No reino natural há abundância de virtudes, venenosas ou não, próprias para as necessidades humanas. 

•  Existem ingredientes e eles tem escalas de raridade, que deixam as poções mais eficazes, além de auxiliar na criação de poções para qualquer coisa.

• As substâncias podem ser aplicadas de diversas formas, e é muito importante que toda pessoa que pretenda aprofundar-se no preparo de poções conheça seus vários modos de aplicação. 

• Existem diversos tipos de poções: de cura, invisibilidade, proteção, envenenamento... mas a variedade de poções é vasta e depende da criatividade e habilidade da feiticeira. Cada poção requer uma combinação específica de ingredientes e técnicas de preparação para obter os efeitos desejados.  

Para a criação de uma poção, é necessário mais que os ingredientes e o grimório de uma feiticeira. Ela precisa de seu kit de poções, que vem com tudo que será preciso para o preparo de uma poção.

Todo grimório de poções virá com uma Balança – para pesar os ingredientes; um Caldeirão – para se fazer as poções; um Pilão – que deixa com que a feiticeira amasse os ingredientes; um Conta-Gotas e Coador – para separar líquidos de sólidos e medir; Recipientes e Frascos – para armazenar e analisar ingredientes e poções. Sempre que se tirar um, outro aparecerá no lugar; uma Colher e um Copo Graduado – para mexer e medir ingredientes; e uma Faca/Adaga - que consegue cortar qualquer ingrediente para que você pegue uma amostra.  


Um pouco sobre como fazer poções

⚗️ Técnicas para o Preparo de Poções ⚗️


Além de se ater a como deseja obter o efeito de sua poção, a feiticeira precisa prestar atenção na forma como a faz, já que de acordo com seu desejo, ela é diferente.

A Infusão é feita no despejo de água fervente sobre os ingredientes e substâncias da poção, deixando que eles ajam juntos por alguns minutos. Essências e soluções são feitas dessa forma, de acordo com o que você deseja fazer.

A Decocção é o contrário da infusão, já que a água fria é posta, e depois ela é colocada para ferver. É usada na criação de tinturas, já que a feiticeira precisará esperar a poção ferver para então recolher apenas o vapor da decocção. Depois de guardar o vapor em um recipiente, tudo o que foi usado para essa poção fica inutilizável.

Já os Sumos vêm de deixar a(s) erva(s) imersa(s) em água, óleo ou álcool, à temperatura ambiente, para que o líquido adquira as propriedades da erva. Essa técnica é indicada para plantas nas quais os princípios ativos são facilmente destruídos pelo calor.

Por fim a Maceração é quando a feiticeira moe, tritura ou pica em pedacinhos mínimos a substância. Usado na fabricação de elixires ou na criação de unguentos  

⚗️ Tipos de Poções ⚗️


Poção é o termo usado para que todos os ingredientes que são combinados para formar um efeito só. Ela pode ser feita de muitas formas e cada tipo de poção dependendo de como for utilizada trará um efeito diferente, por isso é necessário se atentar aos seus detalhes.

Ingeridas: Que são, as que o próprio nome já diz, consumidas pelo seu alvo ou quem deseja receber o efeito dela. Preparadas geralmente por infusão de ervas secas ou frescas. Também pode ser espremendo ou triturando frutos, cascas e/ou ervas.
Poções para tomar são as mais comuns já que seus efeitos serão variados, podendo ser desde um tônico a algo que traga malefícios a quem a beber.

Inaladas: Também conhecidas como tinturas, são poções que tem seu efeito vindo da aspiração do ar com substância inaláveis. Preparadas por maceração de ervas, cascas, raízes, frutas, e/ou flores, curtidas em álcool etílico puro para extração de aroma. Não devem ser ingeridas de forma alguma, já que seu efeito vem pela inalação, tendo efeitos prejudiciais e até contrários de ingerida.
As poções inaladas geralmente têm o efeito de dopar, seduzir ou confundir os sentidos, pois controlam o sistema cognitivo da pessoa, e não todo o seu corpo

Unguento: Mais físicas que o normal, podendo ser gelatinosas ou em pasta, não se classificam para as poções ingeridas, pois pode causar algum tipo de dano físico interno na pessoa.
Feita para se colocar em contato físico com a pele, as pastas servem normalmente para ferimentos e cura de feridas externas, como "colar'' membros novamente ou melhorar queimaduras, cortes e afins.

⚗️Soluções, Essências e Elixires⚗️


Mesmo que sejam três tipos de poções ingeríveis, as três são preparadas de forma diferente, com especificações diferentes.

Diferente de uma poção comum, as Essências são focadas em um ingrediente, que é o principal, o deixando mais forte e aumentando seu efeito com outros ingredientes. Servem para induzir um ingrediente, algo ou alguém a ter um efeito maior enquanto sob ação dessa poção.

Já as Soluções são ao contrário de essências, já que devem ser bem dissolvidas e ingeridas ainda quente, trazendo o seu efeito apenas desta forma. Ingredientes muito fortes de serem ingeridos em poções ou poções fortes de mais podem virar soluções, já que servem para "amenizar'' o efeito para algo para que não faça mal a quem a ingerir.

Por fim, o Elixir normalmente os ingredientes não são totalmente dissolvidos, já que se for seu efeito também será dissolvido e eliminado. Composta sempre com alguns pedaços sólidos dentro dela, os elixires precisam de uma extrema precisão na hora de feitos, pois se fervidos de mais, o efeito é perdido, e de menos, não poderá ser ingerido por.
As poções que não são feitas para aumentar ou diminuir o efeito de algo, são elixires 


Um pouco sobre ingredientes 

Os ingredientes utilizados na criação de poções mágicas são tão diversos quanto os poderes que elas possuem. Das florestas encantadas aos abismos profundos, os alquimistas em busca de magia se aventuram em busca de elementos únicos. Raízes de mandrágora, extraídas com cautela, conferem poderes de cura e vitalidade. As asas de fadas, delicadas e luminosas, adicionam um toque de encantamento. O orvalho da manhã, colhido antes do amanhecer, traz clarividência e sabedoria. E não podemos esquecer das lágrimas de dragão, uma substância rara e poderosa que concede força e coragem aos destemidos. Combinados com habilidade e precisão, esses ingredientes se fundem em uma sinfonia de magia, trazendo à vida as poções que transformam o impossível em realidade.

Os ingredientes botânicos também desempenham um papel vital na criação de poções mágicas. Flores da Lua, encontradas apenas em clareiras secretas sob o brilho do luar, são conhecidas por sua capacidade de ampliar os poderes mágicos inatos de um indivíduo. Cogumelos do Éter, com suas formas exóticas e propriedades alucinógenas, são utilizados para ampliar a percepção e abrir portas para reinos dimensionais.O orvalho da manhã, coletado em gotas de pureza logo antes do amanhecer, é um ingrediente essencial para poções que buscam sabedoria e clarividência.  

Cada feiticeira, com sua arte e conhecimento único, descobre novos ingredientes ao longo de sua jornada. A intuição, a observação cuidadosa e a conexão com os reinos mágicos são fundamentais para desvendar os segredos ocultos desses componentes preciosos.

Uma escala de raridade é um sistema utilizado para classificar a disponibilidade e a dificuldade de obtenção de itens, objetos ou ingredientes com base em sua ocorrência e valor. Ela cria uma hierarquia que reflete a escassez e a exclusividade dos itens, permitindo uma compreensão e valoração adequadas dentro de um determinado contexto. 


  • Ingredientes Comuns: Esses ingredientes são amplamente encontrados na natureza e são relativamente fáceis de obter. Eles incluem plantas comuns, raízes, ervas e flores que podem ser encontradas em áreas acessíveis, como florestas, campos e jardins. Exemplos: camomila, lavanda, hortelã, gengibre.

Usados para poções mais fáceis e simples, como cura leve, calmante ou revigorante.Para uma poção comum, é necessário no mínimo dois ingredientes comuns e um tipo de líquido.

  • Ingredientes Raros: Esses ingredientes são um pouco mais difíceis de encontrar e requerem alguma habilidade e conhecimento para coletá-los adequadamente. Eles podem estar localizados em locais mais remotos e requerem uma expedição ou viagem para obtê-los ou exigir certas condições para crescer. Exemplos: valeriana, equinácea, verbena, cardo-marítimo.

Normalmente são materiais que concedem alguns efeitos auxiliares aos poderes que os semideuses já possuemPara uma poção Rara, é necessário dois ingredientes comuns, um raro, e no mínimo um líquido.

  • Ingredientes Lendários : Esses ingredientes são associados a criaturas mágicas e possuem propriedades únicas, extremamente difíceis de encontrar. Requerem um contato direto com seres místicos para obtê-los. Possuem uma força fornecida por materiais divinos ou nobres que chega a ser uma das mais fortes. Exemplos: escamas de dragão, lágrimas de fada, pó de unicórnio, penas de fênix, essência estelar.

Essas poções só podem ser feitas com um ingrediente lendário, precisando de um líquido apenas e no máximo três ingredientes(podendo ser raros ou comuns). Elas podem fazer qualquer coisa.