Forja de Hefesto

Sistema de auxílio para fabricação de equipamentos, principalmente para os filhos de Hefesto, Atena, Amazonas e Aracnídeas. Porém, qualquer personagem é capaz de usar do que foi descrito aqui, caso possua conhecimento necessário.



Primeiros Passos

Para medir a capacidade de um personagem de criar itens que possam ser úteis para sua jornada, este deverá possuir um contador adicional de níveis chamado Níveis de Produção, que lhe permitirá criar aparatos cada vez mais poderosos conforme avança em seu ofício.

Todos os personagens podem criar equipamentos, sejam estes ferreiros ou artesão, e todos começam no nível 1 de produção. Conforme criam, seus níveis de produção aumentam, assim como suas possibilidades.


Para criar um item, o jogador precisará informar quatro coisas básicas aos avaliadores responsáveis da forja:

  1. Tipo de Item: Informação básica sobre o item;
  2. Material: Do que o item é feito, bem como seu peso e resistência, além de vezes que seus efeitos podem ser usados;
  3. Ramo Tecnológico: Aqui é descrito a natureza dos efeitos que os personagens podem colocar em seus itens;
  4. Efeito do Item: Cada item pode ter um efeito, mas filhos de Hefesto e Ciclopes conseguem criar itens com mais de um feito conforme evoluem. Clique no link desde tópico para acessar nossa lista de efeitos de exemplo para itens, ou usando nossa guia lateral.


Tipos de Item

Existem cinco tipos de equipamentos que podem ser feitos por qualquer personagem, desde que possua o conhecimento necessário para que os faça. Isto é, desde que possua os Níveis de Produção necessários.

Cada criação irá conceder uma quantidade de Níveis de Produção ao seu criador, afinal o progresso se da através do esforço. Além disso, se o seu personagem possuir os Níveis de Produção necessários, poderá melhorar um equipamento Fraco para um equipamentos Comum, bem como de comum para Forte, ou mesmo de forte para Divino.

Contudo, apenas filhos de Hefesto e Ciclopes são capazes de criar ou melhorar itens até a força Divina. Além de que, somente os filhos de Hefesto podem criar Autômatos - seres de metal que se movem como se estivessem vivos, energizados pela essência divina do Deus das Forjas.


ᐅ Artesanais: No geral, os Artesanais são acessórios que podem ser úteis, desde ferramentas, bijuterias como colares e anéis, até peças de roupa ou acessórios de moda no caso de seu criador ser um alfaiate hábil. Cada Artesanal criado concede +1 Nível de Produção ao seu criador.

  • Fracos: 1 Nível de Produção;
  • Comuns: 20 Níveis de Produção;
  • Fortes: 40 Níveis de Produção;
  • Divinos [Apenas Hefesto]: 60 Níveis de Produção;


ᐅ Armas: Sejam armas brancas e armas de longo alcance, Armas consistem em ferramentas para causar dano de forma eficiente, como espadas, arcos, lanças, dentre todo outro tipo válido de arma, antiga ou moderna. Cada Arma criada concede +2 Níveis de Produção ao seu criador.

  • Fracos: 10 Níveis de Produção;
  • Comuns: 30 Níveis de Produção;
  • Fortes: 50 Níveis de Produção;
  • Divinos [Apenas Hefesto]: 70 Níveis de Produção;


ᐅ Dispositivos: Desde armadilhas elaboradas, como um trono que prende o seu usuário por toda eternidade, até explosivos destrutivos, melhorias para Autômatos ou próteses para o corpo, os Dispositivos são uma ampla categoria de criação, que englobam aparelhos, mecanismos e apetrechos semelhantes válidos. Cada Dispositivo criado concede +3 Níveis de Produção ao seu criador.

  • Fracos: 20 Níveis de Produção;
  • Comuns: 40 Níveis de Produção;
  • Fortes: 60 Níveis de Produção;
  • Divinos [Apenas Hefesto]: 80 Níveis de Produção;


ᐅ Armaduras: As Armaduras são qualquer peça de proteção que sirva para bloquear o dano recebido de fontes hostis, desde elmos e peitorais, ou até mesmo caneleiras muito bonitas, porém eficientes. Cada Armadura criada concede +4 Níveis de Produção ao seu criador.

  • Fracos: 30 Níveis de Produção;
  • Comuns: 50 Níveis de Produção;
  • Fortes: 70 Níveis de Produção;
  • Divinos [Apenas Hefesto]: 90 Níveis de Produção;


ᐅ Autômatos [Apenas Hefesto]: Conhecidos como robôs, Autômatos são na verdade seres de bronze criados por Hefesto na antiguidade, energizados pela energia cósmica do Deus das Forjas. Dessa maneira, os seus filhos também podem criar e dar vida a seres similares. Cada Autômato criado concede +5 Níveis de Produção ao seu criador.

  • Fracos: 40 Níveis de Produção;
  • Comuns: 60 Níveis de Produção;
  • Fortes: 80 Níveis de Produção;
  • Divinos [Apenas Hefesto]: 100 Níveis de Produção;

Materiais de Criação

Para criar um item, é preciso descrever de qual material predominante ele é feito, mesmo que possua traços de outros materiais na composição de sua liga metálica. Por mais que os Materiais Mundanos sejam mais abundantes e fáceis de encontrar, há a possibilidade de criar itens que são feitos de Materiais Divinos.

É importante notar que os Materiais mais resistentes não sofrem Desgaste quando são golpeados por itens de materiais menos duros. A lista abaixo está em ordem crescente de Dureza. Além do mais, para restaurar as Cargas e a Durabilidade de um item, leve-o até um NPC ou personagem com habilidades de reparo.


ᐅ Materiais Mundanos: O uso de materiais comuns, como metais normais ou matérias primas típicas do mundo mortal, é essencial para a criação de itens mais acessíveis e baratos, para o caso de seu personagem não ser um filho de Tique com muitos dracmas, ou um filho de Hermes com muitos dracmas que eram de um filho de Tique.

  • Cargas: 2 usos para cada efeito;
  • Durabilidade: 10 golpes antes de quebrar;
  • Usuários aceitos: Todos;
  • Efetivo contra [+25% de dano]: Nenhum.


ᐅ Bronze Celestial: É minado pelos Ciclopes do Monte Olimpo. O minério é moldado e temperado no Aetna, depois resfriado no Rio Lete. Os artefatos de Bronze Celestial são conhecidos por emitir um tênue brilho dourado. O metal é conhecido por ser capaz de transformar monstros em poeira e poder ferir semideuses. Em contra partida, atravessa o corpo de humanos e animais sem lhes causar dano algum.

  • Cargas: 3 usos para cada efeito;
  • Durabilidade: 15 golpes antes de quebrar;
  • Usuários aceitos: Todos;
  • Efetivo contra [+25% de dano]: Criaturas Mitológicas.


ᐅ Prata Lunar: Um tipo de prata muito específico, banhado pela luz da lua e encontrado até mesmo em sua superfície. É considerado raro e sagrado para Ártemis, por se vinculado à deusa e utilizado por suas caçadoras. Apesar de parecer a primeira instância prata normal, é sob a luz da lua que sua real aparência vem a tona: emana um belíssimo brilho esbranquiçado que permite que o usuário se guie na mais escura das noites.

  • Cargas: 3 usos para cada efeito;
  • Durabilidade: 15 golpes antes de quebrar;
  • Usuários aceitos: Filhos ou seguidores de Deuses Aquáticos, Lunares e Oníricos;
  • Efetivo contra [+25% de dano]: Criaturas Mitológicas; Licantropos; Seres Oníricos.


ᐅ Ouro Imperial: É um material raro e incrivelmente resistente, usado para confeccionar algumas das armas dos semideuses. Ele é cunhado no Monte de Júpiter. O tom dourado se difere do ouro comum pela quantidade de luz que reflete e pelo brilho incomum, sendo útil para cegar temporariamente oponentes e os distrair. Além disso, caso um item deste material seja quebrado, resultará em uma explosão capaz de destruir o braço do usuário.

  • Cargas: 4 usos para cada efeito;
  • Durabilidade: 20 golpes antes de quebrar;
  • Usuários aceitos: Todos;
  • Efetivo contra [+25% de dano]: Criaturas Mitológicas; Divindades.


ᐅ Ferro Estígio: Metal banhado na beira do Rio Estige. Ele é capaz de absorver a essência dos monstros e é um dos únicos materiais que pode ferir deuses. Tem grande efeito sobre fantasmas e criaturas do Mundo Inferior. É um metal escuro que praticamente desaparece em locais de baixa luminosidade para dar vantagem para aqueles que lutam nas sombras.

  • Cargas: 4 usos para cada efeito;
  • Durabilidade: 20 golpes antes de quebrar;
  • Usuários aceitos: Filhos e seguidores de Deuses Ctônicos;
  • Efetivo contra [+25% de dano]: Divindades; Seres Ctônicos.

Ramo Tecnológico

Os Ramos Tecnológicos são cinco divisões que dizem basicamente como o seu item funciona, ou como ele foi feito. Basicamente, essa divisão é útil para catalogar como os efeitos dos seus itens se comportam, se vieram de parte de sua fabricação metalúrgica, se são frutos de códigos cibernéticos, ou até mesmo se vieram de fontes mágicas.

Abaixo há a descrição de cada Ramo Tecnológico, e uma lista de alguns dos materiais que são úteis para criar efeitos desse ramo. Além do mais, só de ter os Níveis de Produção necessários para criar um Tipo de Item já basta para cria-lo num dos Ramos Tecnológicos que o personagem desejar.


ᐅ Ramo Metalúrgico: O Ramo Tecnológico Metalúrgico se resume à itens e efeitos que se baseiam em refinaria de metal e ligas metálicas, e na forma com que os equipamentos são produzidos sem uso de magia mas sim de técnicas de produção avançadas. Por exemplo, uma espada feita com uma afiação extra possui um efeito de penetração física, assim como um tipo de armadura com espinhos possui efeito de devolução de dano.

  • Bile de Hidra: Fluido altamente venenoso que pode ser coletado da vesícula biliar de uma hidra. Usado para efeitos venenosos;
  • Cianita: Útil para criar materiais de cerâmica e porcelana, ótimos para superfícies de isolamento elétrico;
  • Escama Mítica: Escamas coletadas de seres míticos com pele revestida por proteção escamosa. Usado para efeitos de resistência;
  • Grafita: Usado em tijolos, pedras e peças refratárias, esse minério pode ser resistente a reações de calor e corrosão.
  • Ródio: Um metal muito raro e resistente, pouco reativo. Pode ser usado para criar superfícies mais duras e pouco reativas ao calor e corrosão;


ᐅ Ramo Mecânico: Os efeitos Mecânicos são com base na criação de maquinário com o uso de calor e energia, através de motores, pistões, engrenagens, ou qualquer aparagem que não use eletricidade, programação ou magia. Um bom exemplo, são armadilhas, armas de fogo, motores, lança-chamas, e coisas do tipo que não precisa ligar na tomada, por assim dizer.

  • Carbono: Matéria prima para gasolina, querosene, óleos e plásticos;
  • Enxofre: Minério usado para criar pólvora e borracha, ótimo para explosões ou isolamento elétrico;
  • Ródio: Um metal muito raro e resistente, pouco reativo. Pode ser usado para criar superfícies mais duras e pouco reativas ao calor e corrosão;


ᐅ Ramo Elétrico: Bem mais amplos do que o anterior, os efeitos elétricos podem variar desde dispositivos eletrônicos, com uso de sinais e pulsos elétricos e magnéticos, até aparelhos que usam eletromagnetismo como base para o seu funcionamento. Neles, é necessário o uso de fiação, coisas similares e ter um conhecimento em elétrica e mecânica.

  • Cobre/Ouro: Ambos minérios usados para criar fios condutores de corrente elétrica, para ligar componentes elétricos;
  • Quatzo: Usado para criação de componentes de vidro, fibra óptica ou componentes eletrônicos;


ᐅ Ramo Cibernético: Diferente das demais, essa área das uso de programação e bancos de dados para criação de sistemas de informação. Em RPGs que a era dos computadores é vigente, o uso de equipamentos criados por hábeis programadores pode ser extremamente eficaz. Por exemplo, sensores de movimento, um pen drive com capacidade de hackear computadores, ou aparelhos portáteis com funções diferentes do que é visto no mundo dos mortais.

  • Cobre/Ouro: Ambos minérios usados para criar fios condutores de corrente elétrica, para ligar componentes elétricos;
  • Galena: Usada parar criar baterias, transmissores, antenas, e mecanismos que funcionam a longa distância, sem uso de fios;
  • Quatzo: Usado para criação de componentes de vidro, fibra óptica ou componentes eletrônicos; 


ᐅ Ramo Mágico: A partir daqui, a base do Ramo Tecnológico Mágico se dá no uso de magia para criar as armas e equipamentos arcanos mais variados, além de capacidade cibernética ou elétrica de um projeto qualquer. Aqui, é necessário o uso de Pedras Elementais, ou Pedras de Essência, que podem ser obtidas a partir da natureza ou de seres ligados a essência requisitada pelo personagem.

  • Areia do Tempo: Areia primordial cintilante, criada a partir da passagem do tempo ao passo em que o cosmos envelhece; Concede aos itens o poder de influenciar a passagem do tempo em pequena escala; 
  • Sangue de Daemon: Fluído sanguíneo advindo de um daemon, ou de uma de suas proles. Em quantidades certas, enfraquece os dons de sua vítima de inúmeras formas, como seus níveis de ataque ou de defesa;
  • Pedras Elementais: Cristais mágicos que possuem o poder os elementos em seu interior, capazes de ser combinadas com equipamentos para criar itens mágicos com funções variadas. Existem seis tipos de pedras: Ar, Água, Terra, Fogo, Luz e Sombra;
  • Pedras de Essência: Cristais mágicos que possuem essências místicas em seu interior, capazes de ser combinadas com equipamentos para criar itens mágicos com funções variadas. Existem quatro tipos de pedras de essência: Mente, Coração, Morte e Sonhos;

Se tratando de pedras elementais, é possível unir duas delas em um equipamento para que se combinem e formem um novo tipo de efeito, ou até mesmo possua função similar a uma das pedras de essência mencionadas anteriormente.

  • Ar + Água = Gelo
  • Ar + Terra = Gravidade
  • Ar + Fogo = Eletricidade
  • Ar + Luz = Raios Cósmicos
  • Ar + Sombras = Doenças
  • Água + Terra = Plantas
  • Água + Fogo = Mente
  • Água + Luz = Estamina/Mana
  • Água + Sombras = Veneno
  • Terra + Fogo = Magma/Lava
  • Terra + Luz = Metal
  • Terra + Sombras = Sonhos
  • Fogo + Luz = Vida
  • Fogo + Sombras = Morte
  • Luz + Sombras = Coração