Dionísio

🍷 Deus Olímpico do Vinho, dos Vinhedos, da Vinificação, da Vegetação, das Frutas, da Fertilidade, da Festividade, da Embriaguez, do Prazer, da Luxúria, da Insanidade, da Loucura, das Alucinações, do Frenesi Selvagem, da Ressurreição e da Reincarnação. Patrono dos Felinos, das Artes Trágicas, das Músicas de Corais e do Teatro. 🍷



Nível de Dificuldade: Fácil [🍷]

Mecânica Exclusiva: O poderes de Dionísio manifestam uma dualidade entre a alegria extasiante e a selvageria incontrolável. Essa ambivalência se reflete na própria natureza do vinho: capaz de proporcionar euforia e sociabilidade, mas também de levar ao delírio e ao caos.

Diante disso, os dons de seus filhos podem deixar seus alvos Bêbados, como em festividades e momentos de júbilo coletivo, em que através do vinho, da dança e da música, seus alvos transcendem a rigidez da vida cotidiana e experimentavam um estado de êxtase espiritual. Com isso, podem gerar tanto bonificações para seus aliados quanto penalidades para seus inimigos.

Por outro lado, também despertam um aspecto selvagem e descontrolado dos que exageram em suas bênçãos. Como as Mênades, seres Enlouquecidos entram em estados de frenesi que faziam as Bacantes vagar pelos bosques, entregues a danças frenéticas e até mesmo a atos de violência desenfreada, como o estraçalhamento de animais e de humanos.

Assim, filhos de Dionísio encarnam essa tensão entre a felicidade libertadora e a selvageria destrutiva, entre a comunhão extática e a ruptura violenta. Seu poder oferece tanto a promessa do prazer e do esquecimento quanto o risco da dissolução dos limites morais e sociais.


✯ Poderes Passivos ✯

🍷 Nível 1:

ᐅ Aura Inebriante I: Através do Vinho, Dionísio não só alivia o sofrimento e o pesar, mas traz alegria e inspira a loucura divina. Se alegres, os semideuses da Embriaguez possuem uma aura hipnótica e relaxante ao seu redor, numa área de 20 metros de alcance. Em seu interior, seus aliados tornam-se +35% resistentes a efeitos de tristeza, hostilidade ou qualquer influência empática negativa, e esquecem todas as suas frustrações e pesares. A resistência dobra de força quando aplicada em alvos Bêbados.

ᐅ Perícia com Tirso: Tipicamente associado ao Deus do Vinho, o Tirso é um cajado feito de erva-doce, enrolado com folhas de hera e videiras e, as vezes, pingando mel em sua ponta. É tanto um símbolo de prosperidade, fertilidade e hedonismo quanto uma arma usada para destruir aqueles que se opõem ao seu culto e às liberdades que ele representa. Diante disso, semideuses de Dionísio manuseiam tirsos perfeitamente em combate, com golpes fortes e sanguinários. Quando equipados com um Tirso em mãos, tanto seus dons benéficos quanto seu dano causado serão 25% mais poderosos.


🍷 Nível 2:

ᐅ Selvageria Felina - Conexão: Dionísio celebra o que esta fora da sociedade civilizada, um retorno à natureza primordial. Patrono das Panteras e Grandes Felinos, representa a fera interior, ou a mente inconsciente. Além disso, dois grandes felinos puxam sua carruagem. Assim, proles de Baco possuem uma grande afinidade com qualquer felino, de qualquer porte. Podem conversar e compreender esses seres perfeitamente, e jamais serão atacados por estes, mesmo se solicitado. Válido tanto para felinos comuns quanto mitológicos.

ᐅ Fartura Alcoólica: Em suas viagens, Dionísio recompensou todos aqueles que o receberam gentilmente e adotaram sua adoração com vinhas e Vinho em abundância. Dessa maneira, sempre que os filhos de Dionísio despejam bebida alcoólica a partir de recipientes, o seu conteúdo não se esgotará. Por exemplo, uma garrafa comum de vinho poderia encher incontáveis barris se assim desejar. Além disso, para cada gole que um alvo toma de seu Vinho, torna-se +10% suscetível aos seus encantos sedutores e dons psíquicos até o fim da ocasião.


🍷 Nível 3:

ᐅ Hedonismo: Zeus declarou que enviaria seu filho Dionísio para ensinar os mortais a cultivar uvas e fazer Vinho, para esquecerem de seus problemas e aliviar seu trabalho, guerra e sofrimento. Além disso, disse à Sêmele que ela geraria um filho que daria alegria para os deuses e os homens. Diante disso, as proles de Dionísio não são afetadas por efeitos de indução de tristeza, de ódio ou hostilidade, ou sentimentos negativos, se de fontes de até 15 níveis acima dos seus. Acima disso, são 30% resistentes, mas o valor aumenta em 10% para cada vez que afetados por uma penalidade desse tipo, até um máximo de 60%, e até o fim da ocasião em questão.

ᐅ Dosagem Alta: Os gregos antigos diziam que os deuses lhes revelaram o Vinho como a maior bênção para os que o usam corretamente, mas como uma maldição para os que o usam sem medida. Para os que os misturam e bebem moderadamente, trás bom ânimo, mas se ultrapassar os limites, ele traz violência. Diante disso, indivíduos Bêbados se tornam alegres, mas não poderão mais usar ações que dependam de foco e concentração. Contudo, quando tornam-se Enlouquecidos, atacam impiedosamente os seres mais próximos, sejam seus aliados ou inimigos.


🍷 Nível 4:

ᐅ Alta Tolerância - Venenos: Em sua infância Dionísio fora criado por Sileno, um sátiro. Cultuado como uma divindade protetora da natureza, em algumas de suas descrições Dionísio possui um par de chifres entre seus cabelos, de longos cachos e adornados com hera e ervas. Sátiros são seus seguidores e amantes mais comuns, seres selvagens e híbridos. Nesse sentido, os filhos de Dionísio são completamente imunes a qualquer tipo de envenenamento ou toxina que entre em contato com seu organismo.

ᐅ Embriaguez: Ampelos era um belíssimo Sátiro amante de Dionísio. Em sua morte, através do luto do deus fora transformado na primeira Videira, da qual Dionísio inventou o Vinho. Proles do Deus das Videiras, filhos de Baco ficam Bêbados ou Enlouquecidos apenas se assim desejarem, e pelo tempo que quiserem, sem um limite de turnos. Nesse estado, seus corpos se movem levemente, e desleixados, o que possibilita que desviem rapidamente de ataques.


🍷 Nível 5:

ᐅ Dramaturgia: Dionísio é o Deus Patrono do Teatro e das Artes Trágicas, e conta-se que quando ele viajou para o exterior, ele foi acompanhado pelas Musas, donzelas que encantaram seu coração com suas canções, danças e outros talentos. Diante disso, filhos de Dionísio são exímios dramaturgos, e conseguem não apenas atuar perfeitamente, mas fingir sentimentos e até emoções perfeitamente, sem que sejam delatados.

ᐅ Presença Festiva: Os festivais de Dionísio fornecem a libertação para os marginalizados pela sociedade, e incluem desde Vinho, música, e dança até apresentações teatrais de dramas sagrados encenando seus mitos. Por isso, seus filhos são como presenças incomparáveis em festas e celebrações, de energia incontrolável e incansável. Com isso, serão imunes a habilidades de indução de sono e cansaço, se de até 15 níveis acima. Acima disso, são 40% resistentes, e o valor aumenta em 10% para cada vez que afetados por uma penalidade desse tipo, até um máximo de 80%, e até o fim da ocasião.


🍷 Nível 7:

ᐅ Desbravador dos Vinhedos: Chamado de Desbravador da Floresta, Baco é entendido como cultivador e protetor das árvores no geral. Em contos que buscam explicar as orgias gregas em seu culto, sugerem que Dionísio fora orientado pela grande deusa-mãe frígia, Cibele, uma face de Reia, nos ritos da agricultura e das orgias. Diante disso, proles de Dionísio conseguem se camuflar perfeitamente entre as árvores e as plantas. Com isso, só podem ser delatados por seres com percepção aprimorada ou sobrenatural.

ᐅ Volúpia Dionisíaca: Criado como uma menina, para não despertar a fúria e desconfiança de Hera, Dionísio era descrito como um jovem andrógino, sem barba, sensual e geralmente nu ou seminu. Na literatura, é dito com feições delicadas femininas, e um par de chifres entre seus longos cachos. Quando vestido, usa uma pele de onça sobre seus robes roxos. Nesse sentido, filhos de Dionísio são dotados de sensualidade e beleza. Alvos de qualquer uma de suas investidas amorosas serão pegos por seu encanto vinícola, e não serão mais capazes de tomar ações ofensivas contra esses semideuses.


🍷 Nível 10:

ᐅ Aroma Vinícola I: Os filhos de Dionísio possuem um doce aroma de vinho ao seu redor, como se seus corpos emanassem a aura de grandes hectares de videiras frescas e suculentas. Em um raio de até 10 metros de alcance ao seu redor, todos os seus aliados Bêbados ganham -15% de custo energético em todas as suas ações. Em contrapartida, inimigos Bêbados terão o bônus contrário, ganhando custo.

ᐅ Ervas de Sileno: Dionísio e suas proles não dominam somente as videiras em si, mas também outros componentes do Vinho, como seus ingredientes herbais, florais e resinosos que aumentam tanto sua qualidade, quanto o seu sabor e propriedades medicinais. Portanto, conhecem não só inúmeros tipos de plantas, como ervas e flores diversas, mas também métodos de cultivo e até mesmo identificação de suas propriedades alquímicas.


🍷 Nível 15:

ᐅ Pluralidade Cultural: Os festivais de Dionísio incluíam a apresentação de dramas sagrados, a força motriz por trás do desenvolvimento do teatro. Em sua juventude, quando enlouquecido pelo poder de Hera, vagueou pela terra espalhando seu culto em inúmeros países ao redor da Grécia. Por isso, seus semideuses conseguem compreender múltiplas línguas fluentemente após terem um pouco de contato com sua cultura. Além disso, irão conhecer suas festividades e seus ritos religiosos festivos culturais introspectivamente.

ᐅ Bebida Forte I: Dionísio é categorizado no arquétipo do deus que morre e ressuscita. Seu vinho inclui outros ingredientes herbais, florais e resinosos que aumentam sua qualidade, sabor e propriedades medicinais. Por isso, os semideuses de Baco irão curar 15% de sua vida máxima por turno, sempre que bebem ao menos um gole de seus vinhos. Para aliados que bebam, o efeito é o mesmo, mas cada gole tomado os deixará Bêbados por três turnos.


🍷 Nível 20:

ᐅ Dissimulação: Os festivais de Dionísio incluíam a apresentação de dramas sagrados encenando seus mitos, uma série de apresentações dramáticas e competições de teatro e peças de comédia e tragédia. Por isso, seus filhos sabem como contar mentiras e ocultar informações sem serem percebidos por efeitos que possam lhes delatar.

ᐅ Passo de Pantera: Dionísio simboliza a ruptura com a ordem civilizada, evocando um retorno à natureza primordial. Como Patrono das Panteras e dos Grandes Felinos, ele personifica tanto a fera interior quanto os instintos mais profundos da mente inconsciente. Essa ligação é notável até mesmo em sua carruagem, conduzida por dois majestosos felinos. Diante disso, as proles de Dionísio conseguem se mover em silêncio sem emissão de som ou vibrações, se assim desejarem. Além disso, seus ataques surpresa não podem ser pressentidos ou previstos por seres de até 10 níveis acima.


🍷 Nível 25:

ᐅ Cortejo do Culto de Baco - Sátiros: Enquanto vagava pela Terra entre os mortais, Dionísio espalhava seu culto pela Grécia, mas quase todos os seus governantes temiam as desordens e loucura que ele trazia consigo. Dentre o seu cortejo estavam os Sátiros, criaturas híbridas selvagens, representando a fertilidade e sexualidade masculina, e a transição entre a vida civilizada e a natureza primordial. Diante disso, semideuses do Deus das Vegetações têm maior familiaridade com os Sátiros, e ao batalharem juntos, todos os seus sentidos conseguirão rastrear seres em uma área de 100 metros ao seu redor, mesmo que estejam sob efeito de camuflagem.

ᐅ Mente Alucinógena: Ainda em sua juventude, Hera lançou a loucura sobre a mente de Dionísio. Desde então, o alucinado Deus do Vinho vagueou pelas terras para espalhar a palavra do seu culto enlouquecedor entre os homens e provar que era um deus antes de ascender ao Monte Olimpo. Diante disso, as mentes dos seus filhos não serão atingidas por efeitos e habilidades de cunho psíquicos, desde alucinações, ilusões, induções mentais ou qualquer tipo de penalidade desse tipo, se advinda de fontes de até 10 níveis acima dos seus. Acima disso, são 40% resistentes, mas o valor aumenta em 10% para cada vez que afetados por uma penalidade desse tipo, até um máximo de 80%, e até o fim da ocasião.


🍷 Nível 30:

ᐅ Ressaca Entorpecente I: Os Mistérios Dionisíacos são um culto da Grécia Antiga do Deus do Vinho, que usam desde bebidas intoxicantes até outras técnicas para a indução de transe, como dança e música. Neste nível, todos os inimigos hostis Bêbados dos semideuses de Dionísio receberão 5% de sua vida máxima como dano por veneno, por turno intoxicado.

ᐅ Maldição de Licurgo: Os gregos diziam que os deuses lhes revelaram o Vinho como a maior bênção para os que o usam corretamente, mas como uma maldição para os que o usam sem medida. Neste nível, todos os alvos que passam ao menos cinco turnos consecutivos Bêbados perdem toda a sua sanidade e tornam-se Enlouquecidos, por mais três turnos.


🍷 Nível 35:

ᐅ Alta Tolerância - Dores: Em sua infância Dionísio fora criado por Sileno, um sátiro. Cultuado como uma divindade protetora da natureza, em algumas de suas descrições Dionísio possui um par de chifres entre seus cabelos, de longos cachos e adornados com hera e ervas. Neste nível, quando Bêbados ou Enlouquecidos, os filhos de Dionísio, bem como seus aliados também nesse estado, não serão afetados por dores ou suas consequências.

ᐅ Euforia Selvagem I: Patrono das Panteras e dos Felinos, Dionísio detém o poder transbordante e inebriante da natureza, acompanhado por uma tropa de sátiros e mênades, seus devotos selvagens e representantes da fuga da vida civilizada. Quando em estado Enlouquecido, os indivíduos frenéticos são levados pela selvageria na forma de um brilho cintilante em seus olhos, e uma aura selvagem ao seu redor. Nesse estado, seus ataques aprimorados dilaceram todo tipo de tecido dérmico, e causarão +20% de dano adicional por sangramento por turno, ao longo de dois turnos.


🍷 Nível 40:

ᐅ Aura Inebriante II: Através do Vinho, Dionísio não só alivia o sofrimento e o pesar, mas traz alegria e inspira a loucura divina. Se alegres, os semideuses da Embriaguez possuem uma aura hipnótica e relaxante ao seu redor, numa área igual aos seus níveis em metros ao redor. Em seu interior, seus aliados tornam-se imunes a efeitos de de tristeza, hostilidade ou qualquer influência empática negativa — se de até 10 níveis acima, e esquecem todas as suas frustrações e pesares. Seres hostis perdem 20% de sua vontade de batalhar a cada turno, até tornarem-se aliados. A redução de hostilidade dobra de força quando aplicada em alvos Bêbados.

ᐅ Proteção Agrícola: O culto a Dionísio era intimamente associado a árvores, especificamente a figueira. Chamado de Desbravador da Floresta, Dionísio é entendido como cultivador e protetor das árvores no geral. Alguns mitos que explicam as orgias gregas em seu nome sugerem que o deus fora orientado pela grande deusa frígia, Cibele, uma face de Reia, nos ritos da agricultura e das orgias. Diante disso, as proles de Dionísio possuem maior afinidade com semideuses ligados a agricultura. Quando batalham juntos, plantas geradas por suas habilidades serão imunes a dano físico.


🍷 Nível 45:

ᐅ Selvageria Felina - Estripar: Dionísio celebra o que esta fora da sociedade civilizada, um retorno à natureza primordial. Patrono das Panteras e Grandes Felinos, representa a fera interior, ou a mente inconsciente. Além disso, dois grandes felinos puxam sua carruagem. Neste nível, seres felinos aliados aos semideuses do Frenesi Selvagem, como suas invocações, possuem 35% de penetração física em suas garras e dentes. Além disso, uma só mordida de suas mandíbulas aprimoradas é o suficiente para desmembrar a vítima se agarrar um membro ou osso desprotegido.

ᐅ Bebida Forte II: Dionísio é categorizado no arquétipo do deus que morre e ressuscita. Seu vinho inclui outros ingredientes herbais, florais e resinosos que aumentam sua qualidade, sabor e propriedades medicinais. Por isso, os semideuses de Baco irão recuperar 30% de sua vida e energia máxima por turno, sempre que bebem ao menos um gole de seus vinhos. Para aliados que bebam, o efeito é o mesmo, mas cada gole tomado os deixará Bêbados por dois turnos.


🍷 Nível 50:

ᐅ Aroma Vinícola II: Os filhos de Dionísio possuem um doce aroma de vinho ao seu redor, como se seus corpos emanassem a aura de grandes hectares de videiras frescas e suculentas. Em um raio de até 20 metros de alcance ao seu redor, todos os seus aliados Bêbados ganham -30% de custo energético em todas as suas ações, e +1 turno de duração em seus poderes de duração constante. Em contrapartida, inimigos Bêbados terão o bônus contrário, ganhando custo e -1 turno de duração.

ᐅ Letargia: Os gregos diziam que os deuses lhes revelaram o Vinho como a maior bênção para os que o usam corretamente, mas como uma maldição para os que o usam sem medida. Neste nível, inimigos Bêbados se moverão 35% mais devagar, e não conseguirão mais acertar projéteis ou qualquer tipo de disparo de precisão independente da distância.


🍷 Nível 55:

ᐅ Cortejo do Culto de Baco - Mênades: Enquanto vagava pela Terra entre os mortais, Dionísio espalhava seu culto pela Grécia, mas quase todos os seus governantes temiam as desordens e loucura que ele trazia consigo. Dentre o seu cortejo estavam as Mênades, mulheres enlouquecidas pelos poderes do Deus do Vinho e exiladas da sociedade, praticantes de rituais selvagens de orgia e derramamento de sangue junto a Dionísio. Diante disso, semideuses do Deus do Frenesi possuem maior familiaridade com as Mênades do Vinho, e ao batalharem juntos, todas as suas induções mentais alucinógenas ou de viés violento terão 30% mais níveis virtuais de força e afetarão o dobro de alvos atingidos por ativação.

ᐅ Festejo Bacanal: Os festivais de Dionísio fornecem a libertação para os marginalizados pela sociedade, e incluem desde Vinho, música, e dança até apresentações teatrais de dramas sagrados encenando seus mitos. Diante disso, filhos de Dionísio podem festejar incansavelmente sem se cansarem, enquanto a celebração durar. Festejando, sempre que alvejados por efeitos de dreno de energia, a energia drenada será restabelecida imediatamente, como se não tivesse o deixado. Além disso, o indivíduo que a absorveu ficará Bêbado por quatro turnos.


🍷 Nível 60:

ᐅ Ressaca Entorpecente II: Os Mistérios Dionisíacos são um culto da Grécia Antiga do Deus do Vinho, que usam desde bebidas intoxicantes até outras técnicas para a indução de transe, como dança e música. Neste nível, todos os inimigos hostis Bêbados dos semideuses de Dionísio receberão 10% de sua vida máxima como dano por veneno, por turno intoxicado. Além disso, também irão causar -10% de dano em suas ações ofensivas.

ᐅ Insanidade Patrona: Dionísio é representado como o patrono daqueles que pertencem à margem da sociedade. Na Grécia Helenística, eram foras da lei, estrangeiros, escravizados e até as mulheres. Descrito com chifres caprinos entre seus longos cabelos cacheados e aparência andrógina, ele simboliza o caótico, o perigoso e o inesperado. Sempre que Enlouquecidos, os filhos de Dionísio possuem longos chifres caprinos, um olhar vazio selvagem e uma aura roxa feral ao seu redor. Nesse estado, tudo se move mais lentamente ao seu redor, e sua agilidade será de 40 m/s, capazes de reagir e bloquear golpes até 20% mais velozes que isso. Adicionalmente, suas resistências se tornam absolutas e não podem ser reduzidas ou ultrapassadas.


🍷 Nível 65:

ᐅ Safra Abundante: Quando jovem, Dionísio amou um belo Sátiro conhecido como Ampelos. Quando ele foi morto esmagado por um touro selvagem ao desafiar a Deusa da Lua Selene, Dionísio em luto o transformou na primeira Videira de onde produziu o primeiro Vinho. Assim, tornou-se Deus do Vinho, o inventor e professor de seu cultivo, o doador de alegria e o dispersador de tristeza e do luto. Neste nível, qualquer habilidade de cura ou regeneração de vida ou energia lançada sobre filhos de Dionísio terá +40% de potência.

ᐅ Euforia Selvagem II: Patrono das Panteras e dos Felinos, Dionísio detém o poder transbordante e inebriante da natureza, acompanhado por uma tropa de sátiros e mênades, seus devotos selvagens e representantes da fuga da vida civilizada. Quando em estado Enlouquecido, os indivíduos frenéticos são levados pela selvageria na forma de um brilho cintilante em seus olhos, e uma aura selvagem ao seu redor. Nesse estado, seus ataques aprimorados dilaceram todo tipo de tecido dérmico ou ósseo, e causarão +30% de dano adicional por sangramento por turno, ao longo de dois turnos. Caso o ataque acerte um osso desprotegido, irá esmagá-lo como uma uva.


🍷 Nível 70:

ᐅ Catarse Alcoólica: Em seu culto, os seguidores de Dionísio usavam de sua bebida de forma fertilizadora, revigorante, catártica e libertadora. Por isso, o Deus dos Mistérios Dionisíacos era invocado como protetor contra doenças violentas em seus oráculos. Diante disso, quando Bêbados, tanto os filhos de Dionísio quanto seus aliados conseguem prever duas ações inimiga em seu próximo turno por meio de alucinações.

ᐅ Aspecto Ctônico - Reconstrução: Em algumas passagens, Dionísio era visto como um aspecto ctônico de Zeus. Em hinos Órficos, foi chamado de Zagreu, um filho de Hades e Perséfone que, após ser despedaçado por titãs, renasceu dos restos de seu coração como o Deus Olímpico Dionísio. Diante disso, toda vez que os semideuses de Dionísio receberem cura após terem sofrido um desmembramento, seu corpo será perfeitamente reconstruído com vinho e todo o dano causado pela perda de membros será curado.


🍷 Nível 75:

ᐅ Contato Estígio: O culto a Dionísio também é um "culto das almas", pois as suas Mênades alimentam os mortos com oferendas de sangue. Em adição, em seus festivais conta-se que os mortos emergem do submundo, junto das Keres, espíritos sombrios que vagam pelas cidades e precisam ser banidos ao final das celebrações. Enquanto Bêbados, semideuses do Vinho e aliados enxergam e podem se comunicar com qualquer alma ou indivíduo através da mortalha que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Em adição, as almas dos mortos ou mortos-vivos jamais irão lhes atacar.

ᐅ Luxúria: A palavra luxuriar era usada no sentido de produção abundante de frutos, e era comum Dionísio ser chamado de "luxuriante", tanto no sentido de seus dons frutificantes quanto por sua aparência andrógina selvagem e provocante. Diante disso, enquanto manterem contato visual ou físico com um alvo de suas investidas sedutoras, filhos de Dionísio os fazem falhar em pelo menos uma ação em seu próximo turno, distraídos com a sua própria excitação e pegos em seu charme.


🍷 Nível 80:

ᐅ Aura Inebriante III: Através do Vinho, Dionísio não só alivia o sofrimento e o pesar, mas traz alegria e inspira a loucura divina. Se alegres, semideuses da Embriaguez possuem uma aura hipnótica e relaxante ao seu redor, numa área igual ao dobro de seus níveis em metros ao redor. Em seu interior, seus aliados tornam-se imunes a efeitos de de tristeza, hostilidade ou qualquer influência empática negativa — se de até 15 níveis acima, e esquecem todas as suas frustrações e pesares. Seres hostis Bêbados perdem sua vontade de batalhar e tornarem-se aliados festivos. Nenhum dom empático negativo ou indução hierárquica/tirânica irá funcionar dentro da área — também se de até 15 níveis acima.

ᐅ Pós-festa: Com pena dos mortais nascidos na miséria, os deuses deram as festas como períodos de alívio de seus problemas, e lhes concederam as Musas, Apolo e Dionísio como companheiros festivos. Por isso, somente na primeira vez em que os semideuses de Baco esgotam sua energia durante um combate, recobram 40% de sua reserva energética imediatamente. Além disso, seus aliados também são afetados uma única vez por esse bônus, porém desde que estejam em até 20 metros de distância.


🍷 Nível 85:

Pressão Social: Enquanto vagava pela terra, Dionísio espalhara seu culto pela Grécia para ser adorado como uma divindade e conquistar seu lugar no Monte Olimpo, mas quase todos os governantes das pólis gregas temiam as desordens e loucura que sua adoração trazia. A partir deste nível, os ativos das proles de Dionísio atingem o dobro de alvos por ativação. Em adição, a cada turno que um de seus adversários passa Bêbado ou Enlouquecido, este contamina um adversário mais próximo com sua embriaguez/alucinação e suas penalidades advindas destas, pela mesma duração restante.

ᐅ Vinhedo Proibido: O próprio Dionísio, com cachos de uvas enfeitando seu longo cabelo, brande uma lança entrelaçada com folhas de videira, em seus pés jazem ferozes panteras malhadas, tigres e linces. Sua aparência jovial é provocante, com feições delicadas andróginas. Agora, seus semideuses são dotados de um encanto hipnótico. Quando Bêbados, alvos pegos pelas suas investidas sedutoras se rendem a sua influência e manipulação, realizando os seus desejos e ordens sem questionar.


🍷 Nível 90:

ᐅ Ressaca Entorpecente III: Os Mistérios Dionisíacos são um culto da Grécia Antiga do Deus do Vinho, que usam desde bebidas intoxicantes até outras técnicas para a indução de transe, como dança e música. Neste nível, todos os inimigos hostis Bêbados dos semideuses de Dionísio receberão 15% de sua vida máxima como dano por veneno, por turno intoxicado. Além disso, também irão causar -20% de dano em suas ações ofensivas, e todas as suas resistências e proteções contra influências mentais ou sedutoras serão 30% menos eficazes.

ᐅ Delírio: Ainda em sua juventude, Hera enlouqueceu a mente de Dionísio. O Deus do Vinho então, alucinado, vagueou pela terra para espalhar o seu culto entre os homens e provar que era um deus, só então ascendendo ao Olimpo após trazer sua mãe de volta do Mundo Inferior. Como semideuses do Deus da Loucura, proles de Dionísio detém uma proteção enlouquecedora contra efeitos e habilidades de invasão mental. Qualquer invasor psíquico que tente adquirir informações em sua mente, independente do meio, é castigado com a loucura lançada sobre Dionísio. Por quatro turnos, ficarão Enlouquecidos, e com a mente presa em um turbilhão de ilusões alucinógenas.


🍷 Nível 95:

ᐅ Castigo de Licurgo: Quando o rei Licurgo soube que Dionísio estava em seu reino, aprisionou suas Mênades. O deus deixou o rei louco, e o fez cortar seu próprio filho em pedaços com um machado, na crença de que ele era um pedaço de hera, planta sagrada para Dionísio. Além disso, causou revolta em seu povo, que fez o rei ser arrastado e esquartejado. Neste nível, sempre que um inimigo lançar uma penalidade constritiva sobre semideuses de Dionísio ou sobre seus aliados, todas as suas resistências mentais serão reduzidas em 20% por penalidade, até o fim do combate, tornando-os vulneráveis.

ᐅ Euforia Selvagem III: Patrono das Panteras e dos Felinos, Dionísio detém o poder transbordante e inebriante da natureza, acompanhado por uma tropa de sátiros e mênades, seus devotos selvagens e representantes da fuga da vida civilizada. Quando em estado Enlouquecido, os indivíduos frenéticos são levados pela selvageria na forma de um brilho cintilante em seus olhos, e uma aura selvagem ao seu redor. Nesse estado, seus ataques aprimorados dilaceram todo tipo de tecido dérmico ou ósseo, e causarão +40% de dano adicional por sangramento por turno, ao longo de dois turnos. Caso o ataque acerte um osso ou um membro desprotegido, irá esmagá-lo como uma uva e decepar inteiramente para fora do corpo.


🍷 Nível 100:

ᐅ Bacanal: Em contos que explicam as orgias gregas em seu culto, sugerem que Dionísio fora orientado ainda jovem pela grande deusa-mãe frígia Cibele, uma face de Reia, nos ritos da agricultura e das orgias. Neste nível, sempre que os semideuses de Dionísio realizam uma ritual orgiástico, todos os seus participantes recebem uma bonificação, e irão compartilhar todas as suas resistências passivas entre si, com o nível da resistência baseado no nível de cada provedor. Além disso, receberão +10 níveis virtuais para cada um participante presente. O bônus dura por até o fim de três combates.

ᐅ Aspecto Ctônico - Ressurreição: Em algumas passagens, Dionísio era visto como um aspecto ctônico de Zeus. Em hinos Órficos, foi chamado de Zagreu, um filho de Hades e Perséfone que, após ser despedaçado por titãs, renasceu dos restos de seu coração como o Deus Olímpico Dionísio. Com isso, proles do Deus da Ressurreição voltam a vida após terem sofrido dano letal em um combate, com 100% de sua vida e energia restabelecidas. Não haverá custo de níveis apenas na primeira vez que ocorrer em um combate, mas ressurgir uma segunda vez na mesma luta custará 20% dos níveis do semideus.


✯ Poderes Ativos ✯

🍷 Nível 1:

ᐅ Intoxicação: Dionísio é o poder produtivo, transbordante e inebriante da natureza, que leva o homem para longe de seu modo de vida calmo e sóbrio usual. Seus seguidores e amantes mais comuns são os Sátiros, híbridos da natureza. Até três vezes por combate, o semideus de Dionísio aprimora seu próximo ataque, ou o de um aliado, com uma capacidade intoxicante. Ao causar dano perfurante ou cortante contra o alvo, este perderá 5% de sua vida e energia máxima por turno, por três turnos após o ataque.

ᐅ Controle de Vinho I: O Culto de Dionísio é associado ao Vinho, ao cultivo das Videiras e ao seu ciclo de vida, como a fermentação do Vinho e o corpo desmembrado dos frutos. Diante disso, o filho de Dionísio controla o Vinho — ou os demais líquidos provenientes das uvas — como desejar e em até 10 metros de alcance, tanto para auxílio em combate quanto para ataques. Não poderá utilizar outras ativas enquanto controlar o vinho simultaneamente e a energia gasta varia com a magnitude das ações cinéticas realizadas.


🍷 Nível 2:

ᐅ Dose de Verdade: Dionísio fornece a libertação para homens e mulheres marginalizados pela sociedade, entre os quais estavam escravos, foras da lei e não cidadãos gregos. Com seu Vinho, quebra as amarras opressivas e tirânicas dos governantes e poderosos. Duas vezes por ocasião, o filho de Dionísio torna um alvo previamente Bêbado totalmente sincero, incapaz de mentir até o fim de seu estado de embriaguez.

ᐅ Embebedar: Os gregos dizem que Dionísio deu aos homens o Vinho, e que pôs fim à tristeza. Uma vez a cada três turnos, o semideus dos Vinhos altera a concentração de álcool no sangue de um alvo de sua escolha, tornando-o Bêbado por dois turnos. Para cada 10 níveis acima deste, poderá afetar um alvo adicional a cada ativação desta habilidade.


🍷 Nível 3:

ᐅ Toque Intoxicado - Dores: Até três vezes por ocasião, o semideus de Baco toca com sua pele ou com seu Tirso em um alvo previamente Bêbado, então lhe castiga com fortes dores advindas da intoxicação por álcool, por apenas um turno. Com isso, o alvo fica atordoado com dores de cabeça e não pode realizar ação alguma em seu próximo turno.

ᐅ Figurinista: Quando Dionísio vagava pela terra, ele foi acompanhado pelas Musas, donzelas que por suas canções, danças e outros talentos nos quais foram instruídas, encantavam o coração do Patrono do Teatro. Diante disso, seu semideus consegue alterar suas vestimentas, ou a de outros indivíduos ao seu redor. Com isso, pode mudar a aparência e textura das vestes, mas a resistência e o material ainda serão os mesmos.


🍷 Nível 4:

ᐅ Metamorfose Felina I: Em um Hino Homérico, Dionísio foi capturado por marinheiros que, encantados com sua aparência, pensaram ser um príncipe e o sequestraram para vendê-lo como escravo. A bordo, o Deus do Frenesi Selvagem se transformou em um leão e matou todos que não conseguiram fugir para o mar. Até duas vezes por ocasião, seu filho se transforma em um felino de sua vontade, por até três turnos. Suas garras e dentes causam 5% da vida do alvo como dano por sangramento, por dois turnos. Alcançam velocidades de até 75 km/h.

ᐅ Frutificação: Dionísio é consagrado o Deus não apenas da Fertilidade, mas também dos Frutos, e em suas viagens descobriu inúmeras frutas, como por exemplo maças, bagas de hera e figos. Até três vezes por ocasião, o filho de Dionísio frutifica as plantas e o solo ao seu redor, gerando frutos suculentos e frescos de tipos variados. Gerará um só fruto para cada quatro níveis que o semideus possua, e cada fruto consumido cura 10% da vida e da energia máxima de seu consumidor.


🍷 Nível 5:

ᐅ Dança Eleutéria: Como Dionísio Eleutério, "o libertador", seu vinho, música e dança extática libertam seus seguidores dos medos e das preocupações, e subvertem as restrições opressivas sociais. Uma vez por combate, sua prole, através da dança, desperta a vontade extasiante de dançar em um dos seus alvos, por até três turnos. Seus corpos dançam juntos enquanto o semideus das Festividades dançar, impedidos de batalhar. A música tocará incessante na mente dos afetados, e pode afetar +1 alvo dançante adicional a cada 10 níveis que o semideus possuir.

ᐅ Domínio das Vinhas I: Dionísio é retratado como representante do poder selvagem da natureza. Coroado com hera, o Deus das Videiras representa o poder produtivo, transbordante e inebriante da natureza. Diante disso, o filho de Dionísio gera e controla Videiras como desejar, se em uma área de até 10 metros de alcance. Emergem a partir de solo terroso, e podem atacar ou se enrolar em seus alvos rapidamente. Não pode utilizar outros poderes ativos enquanto controlar videiras simultaneamente e a energia gasta varia com a magnitude das ações cinéticas realizadas.


🍷 Nível 7:

ᐅ Benevolência Alcoólica: Adorado como um deus que morre e ressuscita, o Deus do Vinho curou doenças com sua bebida medicinal, e revelou remédios aos sofredores em seus sonhos. Uma vez a cada três turnos, seu semideus cura até 20% da vida máxima de um alvo, e purifica qualquer contaminante que lhe aflija, mas o torna Bêbado por dois turnos. Para cada 25 níveis que possua, o semideus cura +1 alvo adicional.

ᐅ Despertar: Dionísio também é celebrado como o doador da felicidade, e da libertação das amarras sociais. Como Dionísio Eleutério, seu vinho, música e dança extática libertam seus seguidores do medo e preocupação. Uma vez a cada três turnos, seu semideus altera a concentração de álcool no sangue de um alvo de sua escolha, tornando-o sóbrio. Para cada 10 níveis acima deste, poderá afetar um alvo adicional a cada ativação desta habilidade.


🍷 Nível 10:

ᐅ Ator Figurante: O Teatro e o Culto a Dionísio compartilham temas comuns, como a transformação, a emoção intensa e a ruptura da realidade. De modo parecido com que o Vinho aumenta as emoções e os instintos das pessoas, o teatro permite que seus espectadores experimentem novas perspectivas e sentimentos profundos. Duas vezes por combate, a prole do Patrono da Arte Trágica marca a si mesmo ou a um alvo como um ator figurante, por até dois turnos. Com isso, o alvo não será alvejado ou percebido durante o combate por nenhum outro combatente por dois turnos, seja aliado ou inimigo. Esse efeito passa se o alvo interagir com outros combatentes.

ᐅ Feras Dionisíacas I: Com cachos de uvas enfeitando seus cabelos, Baco brande uma lança entrelaçada com folhas de videira, e em seus pés jazem ferozes panteras malhadas, tigres e linces. Duas vezes por ocasião, o filho de Dionísio invoca até três felinos selvagens da espécie que desejar, por três turnos. Suas garras e dentes causam 5% da vida do alvo como dano por sangramento, por dois turnos. Alcançam velocidades de até 75 km/h.


🍷 Nível 15:

ᐅ Veneno Paralisante: Geralmente, Dionísio é acompanhado por uma tropa de sátiros e mênades, suas devotas selvagens. Seu culto está intimamente associado a árvores, e em algumas passagens de mitos ele é descrito como o Corredor da Floresta. Até duas vezes por combate, seu filho aprimora seu próximo ataque, ou o de um aliado, com capacidade venenosa. Caso causar dano perfurante ou cortante contra o alvo, este é paralisado e perderá 5% de sua vida máxima por turno, por dois turnos após o ataque.

ᐅ Máscaras Teatrais - Alegria: Como o drama grego surgiu a partir dos coros ditirâmbicos entoados nos festivais em honra a Dionísio, ele foi reverenciado não apenas como o Deus do Vinho e da Celebração, mas também o Patrono da Arte Trágica e dos Teatros. Duas vezes por combate, seu semideus cobre seu rosto, ou de um alvo em batalha, com uma máscara dourada com a face da alegria, durante três turnos. Enquanto durar, a unidade de face oculta não poderá falar, mas recebe +25% de vida máxima, e uma bonificação de +30% de níveis virtuais para si mesma e para todos os seus aliados em 15 metros de alcance ao seu redor. Sua emoção primária é de alegria absoluta, que não pode ser alterada ou anulada. Apenas uma Máscara Teatral por alvo.


🍷 Nível 20:

ᐅ Toque Intoxicado - Tontura: Até duas vezes por ocasião, o semideus de Baco toca com sua pele ou com seu Tirso em um alvo previamente Bêbado, e lhe castiga com fortes tonturas advindas da intoxicação alcoólica, por dois turnos. Com isso, o alvo fica com seus sentidos hiperativos, e sem o menor senso de equilíbrio. Não consegue se mover ou atacar sem se ferir ou sem cair no chão, nem consegue usufruir de dons sensoriais.

ᐅ Fonte de Vinho: Em todas as suas viagens, Dionísio recompensou aqueles que o receberam gentilmente e adotaram sua adoração: ele lhes deu vinhais e Vinho. Duas vezes por ocasião, a prole de Dionísio toca o solo, e começa a emergir vinho fresco. Para cada ativação, gera um volume total de um metro cúbico de vinho para cada quatro níveis que o semideus possua.


🍷 Nível 25:

ᐅ Sonolência Intoxicante I: O álcool causa sono devido aos seus efeitos no sistema nervoso, diminuindo a atividade cerebral e induzindo relaxamento e sonolência. Duas vezes por ocasião, o semideus de Dionísio relaxa os níveis de um alvo previamente Bêbado, causando uma extrema sonolência até que este caia adormecido. O sono por até dois turnos, ou até que o alvo Bêbado seja atacado ou perturbado.

ᐅ Rugido Feral: Dionísio celebra o que esta fora da sociedade civilizada, um retorno à natureza primordial. Patrono das Panteras e dos Grandes Felinos, representa a fera interior, ou a mente inconsciente. Além disso, dois grandes felinos puxam sua carruagem. Uma vez a cada três turnos, a prole de Baco ruge com grande ferocidade, bonificando a si mesmo e a todos os aliados em um raio de até 15 metros de alcance. O próximo ataque das unidades na área bonificada que causar dano cortante ou perfurante contra um alvo irá causar +20% de dano por sangramento por turno, por dois turnos.


🍷 Nível 30:

ᐅ Libertação: Dionísio fornece libertação para mortais marginalizados pela sociedade grega, entre os quais estavam os escravos, os foras da lei e até os não cidadãos gregos. Com seu Vinho, ele quebra as amarras opressivas e tirânicas dos governantes e poderosos. Uma vez a cada três turnos, a prole de Baco liberta um alvo de sua escolha de controles impostos sobre o seu corpo, mente ou coração. Porém, o torna Bêbado por dois turnos. Para cada 25 níveis que o semideus possua, liberta +1 alvo adicional por ativação.

ᐅ Controle de Vinho II: O Culto de Dionísio é associado ao Vinho, ao cultivo das Videiras e ao seu ciclo de vida, como a fermentação do Vinho e o corpo desmembrado dos frutos. Diante disso, o filho de Dionísio controla o Vinho — ou os demais líquidos provenientes das uvas — como desejar e em até 15 metros de alcance, tanto para seu auxílio em combate quanto para ataques. Quando usado para atacar um de seus alvos, torna-o Bêbado por um turno. Não pode utilizar outras ativas enquanto controlar o vinho simultaneamente e a energia gasta varia com a magnitude das ações cinéticas realizadas.


🍷 Nível 35:

ᐅ Dublê Mascarado I: Como o drama grego surgiu dos coros ditirâmbicos entoados nos festivais em honra a Dionísio, ele foi reverenciado não apenas como o Deus do Vinho e da Celebração, mas também como Patrono da Arte Trágica e do Teatro. Uma vez por combate, a prole de Baco desaparece em uma cortina de fumaça, e cria um Dublê Mascarado em seu lugar, por até três turnos. Possui somente 40% da sua vida atual, e usa uma Máscara Teatral cobrindo seu rosto. Como um substituto, age e batalha no lugar da prole dos Teatros normalmente. Ao ser morto ou dispensado, desaparece em fumaça e o semideus retorna ao combate.

ᐅ Máscaras Teatrais - Tristeza: Como o drama grego surgiu a partir de coros ditirâmbicos entoados nos festivais em honra a Dionísio, ele foi reverenciado não apenas como o Deus do Vinho e da Celebração, mas também o Patrono da Arte Trágica e dos Teatros. Duas vezes por combate, seu semideus cobre seu rosto, ou de um alvo em batalha, com uma máscara dourada com a face da tristeza, durante três turnos. Enquanto durar, a unidade de face oculta não poderá falar, porém recebe +25% de energia máxima, e a penalidade de -30% de níveis virtuais para todos os inimigos em 15 metros ao seu redor. A sua emoção primária é de tristeza absoluta, que não pode ser alterada ou anulada. Apenas uma Máscara Teatral por alvo.


🍷 Nível 40:

ᐅ Toque Intoxicado - Desarme: Apenas uma vez por ocasião, o semideus de Baco toca com sua pele ou com seu Tirso em um alvo previamente Bêbado, então lhe castiga com grande loucura advinda da intoxicação por álcool, por dois turnos. Com isso, todas as resistências psíquicas e empáticas do alvo contra os dons do semideus de Dionísio são desarmadas.

ᐅ Domínio das Vinhas II: Dionísio é retratado como representante do poder selvagem da natureza. Coroado com hera, o Deus das Videiras representa o poder produtivo, transbordante e inebriante da natureza. Diante disso, o filho de Dionísio gera e controla Videiras e vinhas como desejar, se em uma área de até 15 metros de alcance. Emergem em qualquer solo, e podem atacar, se revestir com espinhos, ou se enrolar em seus alvos rapidamente. Não pode utilizar outras ativas enquanto controlar as plantas simultaneamente e a energia gasta varia com a magnitude das ações cinéticas realizadas.


🍷 Nível 45:

ᐅ Metamorfose Felina II: Em um Hino Homérico, Dionísio foi capturado por marinheiros que, encantados com sua aparência, pensaram ser um príncipe e o sequestraram para vendê-lo como escravo. A bordo, o Deus do Frenesi Selvagem se transformou em um leão e matou todos que não conseguiram fugir para o mar. Até três vezes por ocasião, seu filho se transforma em um felino de sua vontade, por até quatro turnos. Suas garras e dentes causam 10% da vida do alvo como dano por sangramento, por três turnos, e os seus ataques não podem ser previstos ou esquivados. Alcançam velocidades de até 75 km/h, mais o valor de seus níveis em km/h.

ᐅ Amnésia Alcoólica: Em grandes quantidades, o álcool é capaz de impedir que o cérebro forme novas memórias. Pode variar desde lembranças falhas de partes dos acontecimentos, até as memória simplesmente não terem se registrado. Duas vezes por ocasião, a prole de Dionísio apaga os registros de tudo, ou de somente parte, do que aconteceu enquanto um indivíduo estava Bêbado ou Enlouquecido por seus dons.


🍷 Nível 50:

ᐅ Automutilação: Prole do Deus do Frenesi, filhos de Dionísio induzem um estado de extrema selvageria e violência em suas vítimas Até quatro vezes por ocasião, o semideus de Baco aumenta os níveis de álcool no sangue de um indivíduo já previamente Bêbado, para o tornar Enlouquecido por um só turno. Neste turno e neste estado, o alvo deve realizar uma ação ofensiva contra si mesmo, realizando uma automutilação.

ᐅ Feras Dionisíacas II: Com cachos de uvas enfeitando seus cabelos, Baco brande uma lança entrelaçada com folhas de videira, e em seus pés jazem ferozes panteras malhadas, tigres e linces. Duas vezes por ocasião, o filho de Dionísio invoca até cinco felinos selvagens da espécie que desejar, por quatro turnos. Suas garras e dentes causam 10% da vida do alvo como dano por sangramento, por três turnos. Alcançam velocidades de até 75 km/h, mais o valor de seus níveis em km/h.


🍷 Nível 55:

ᐅ Vertigem Alucinante I: Os efeitos intoxicantes e desinibidores do Vinho na mente dos que os bebem eram considerados uma possessão pelo poder do Deus da Loucura e da Insanidade. Diante disso, sua prole pode criar ilusões como desejar na mente de alvos Bêbados ou Enlouquecidos, que enganam perfeitamente sua visão e audição. Não pode utilizar outras ativas enquanto controlar ilusões simultaneamente, e a energia gasta varia com a magnitude das ações cinéticas realizadas.

ᐅ Máscaras Teatrais - Medo: Como o drama grego surgiu a partir dos coros ditirâmbicos entoados nos festivais em honra a Dionísio, ele foi reverenciado não apenas como o Deus do Vinho e da Celebração, mas também o Patrono da Arte Trágica e dos Teatros. Duas vezes por combate, seu semideus cobre seu rosto, ou de um alvo em batalha, com uma máscara dourada com a face do medo, durante três turnos. Enquanto durar, a unidade de face oculta não poderá falar, mas suas curas serão +30% mais fortes, e seus inimigos em 15 metros de alcance ao seu redor não poderão se aproximar. Sua emoção primária é de medo absoluto, que não pode ser alterada ou anulada. Apenas uma Máscara Teatral por alvo.


🍷 Nível 60:

ᐅ Restruturação: Dionísio é o Patrono do Culto do Vinho, em todo o ciclo e o processo de Vinificação do corpo fermentado e desmembrado da uva estão intimamente relacionados ao ciclo da vida e da morte, como também a cura e ao renascimento. Seguindo o arquétipo do "Deus que renasce", Dionísio teve o seu corpo destruído e reconstruído em seus mitos. Duas vezes por ocasião, o seu semideus poderá reconstruir quaisquer partes do corpo de um alvo com vinho, após sofrer um desmembramento ou perda de tecido. O corpo do alvo é reconstruído com vinho e transmutado em carne perfeitamente, e o dano causado pela destruição será curado.

ᐅ Controle de Vinho III: O Culto de Dionísio é associado ao Vinho, ao cultivo das Videiras e ao seu ciclo de vida, como a fermentação do Vinho e o corpo desmembrado dos frutos. Diante disso, o filho de Dionísio controla o Vinho — ou os demais líquidos provenientes de frutos — como desejar e em até 20 metros de alcance, tanto para seu auxílio em combate quanto para ataques. Quando usado para atacar um de seus alvos, torna-o Bêbado por dois turnos. Se precisar, transmuta um valor igual a metade seus níveis em metros cúbicos de água em Vinho, gerando recurso para esta cinese. Não pode utilizar outras ativas enquanto controlar o vinho simultaneamente e a energia gasta varia com a magnitude das ações cinéticas realizadas.


🍷 Nível 65:

ᐅ Sonolência Intoxicante II: O álcool causa sono devido aos seus efeitos no sistema nervoso, diminuindo a atividade cerebral e induzindo relaxamento e sonolência. Duas vezes por ocasião, o semideus de Dionísio relaxa os níveis de todos os alvos previamente Bêbados, causando uma extrema sonolência até que estes caiam adormecidos. O sono por até três turnos, ou até que os alvos Bêbados sejam atacados ou perturbados.

ᐅ Esquartejamento Vinícola: Dionísio é associado ao Culto do Vinho, em que os significados do ciclo e do processo de Vinificação do corpo fermentado e desmembrado da uva estão intimamente relacionados ao ciclo da vida e da morte, e também ao renascimento. Duas vezes por alvo em combate, o filho de Dionísio com um comando de seu Tirso pode esquartejar um membro de um de seus adversários, despedaçando seus músculos de dentro para fora. Com o dano causado, o sangue exposto e os pedaços arrancados irão se tornar vinho abundante ao tocar o solo.


🍷 Nível 70:

ᐅ Maldições dos Reis - Midas: Dionísio concedeu ao rei Midas o privilégio de pedir-lhe o que quisesse. Ganancioso, Midas pediu que tudo o que tocasse se tornasse ouro. Seu desejo foi concedido, e tudo o que ele tocou se tornou ouro maciço. Uma vez por ocasião, a prole de Dionísio amaldiçoa um alvo de sua escolha com a maldição de Midas, por dois turnos. Com isso, tudo o que o amaldiçoado tocar transforma-se em ouro maciço e comum, perdendo os seus efeitos especiais caso haja algum.

ᐅ Produção de Néctar: O Tirso de Dionísio é um cajado coberto com Videiras e folhas de hera, coberto com uma pinha, alcachofra, funcho ou um cacho de folhas de Videira e uvas, ou folhas de hera e bagas. Eurípides descrevera que néctar pingava desses bastões. Duas vezes por ocasião, o filho de Dionísio é capaz de curar até 40% da vida e energia máxima de um alvo com uma dose de néctar de seu Tirso, e purificar quaisquer penalidades físicas, psíquicas ou empáticas que lhe aflija. Para cada 50 níveis que o semideus possuir, cura +1 alvo com uma dose adicional.


🍷 Nível 75:

ᐅ Dublê Mascarado II: Como o drama grego surgiu dos coros ditirâmbicos entoados nos festivais em honra a Dionísio, ele foi reverenciado não apenas como o Deus do Vinho e da Celebração, mas também como Patrono da Arte Trágica e dos Teatros. Duas vezes por combate, a prole de Baco desaparece em uma cortina de fumaça, e cria um Dublê Mascarado em seu lugar, por até três turnos. Possui apenas 60% da sua vida atual, e usa uma Máscara Teatral cobrindo seu rosto. Como um substituto, age e batalha no lugar da prole dos Teatros normalmente. Ao ser morto ou dispensado, desaparece em fumaça e o semideus retorna ao combate.

ᐅ Máscaras Teatrais - Raiva: Como o drama grego surgiu a partir dos coros ditirâmbicos entoados nos festivais em honra a Dionísio, ele foi reverenciado não apenas como o Deus do Vinho e da Celebração, mas também o Patrono da Arte Trágica e dos Teatros. Duas vezes por combate, seu semideus cobre seu rosto, ou de um alvo em batalha, com uma máscara dourada com a face da raiva, durante três turnos. Enquanto durar, a unidade de face oculta não poderá falar, mas seus danos serão +30% mais fortes, e seus inimigos em 15 metros de alcance ao seu redor focam seus ataques em si. Sua emoção primária é de raiva absoluta, que não pode ser alterada ou anulada. Apenas uma Máscara Teatral por alvo.


🍷 Nível 80:

ᐅ Maldições dos Reis - Licurgo: Quando o rei Licurgo soube que Dionísio estava em seu reino, temeu o caos e a desordem selvagem causada por seu culto e aprisionou suas Mênades. O deus deixou o rei louco, e o fez cortar o seu próprio filho em pedaços com um machado, na crença de que ele era um pedaço de hera, planta sagrada para Dionísio. Uma vez por ocasião, a prole de Dionísio altera a mente e torna um alvo de sua escolha Enlouquecido, por três turnos. Com isso, o força a atacar outro alvo de sua escolha com seus ataques, na intenção báquica de esquartejá-lo até a morte.

ᐅ Domínio das Vinhas III: Dionísio é retratado como representante do poder selvagem da natureza. Coroado com hera, o Deus das Videiras representa o poder produtivo, transbordante e inebriante da natureza. Diante disso, o filho de Dionísio gera e controla Videiras, vinhas e ervas como desejar, se em uma área de até 20 metros de alcance. Emergem em qualquer superfície, podem atacar, se revestir com espinhos, ou se enrolar em seus alvos rapidamente. Enquanto em contato, seu aroma inebriante torna seus alvos Bêbados. Não pode utilizar outras ativas enquanto controlar as plantas simultaneamente, e a energia gasta varia com a magnitude das ações cinéticas realizadas.


🍷 Nível 85:

ᐅ Vertigem Alucinante II: Os efeitos intoxicantes e desinibidores do Vinho na mente dos que os bebem eram considerados uma possessão pelo poder do Deus da Loucura e da Insanidade. Diante disso, sua prole pode criar ilusões da forma que deseja na mente de seus alvos, que enganam perfeitamente todos os seus sentidos cognitivos. Não pode utilizar outras ativas enquanto controlar ilusões simultaneamente, e a energia gasta varia com a magnitude das ações cinéticas realizadas.

ᐅ Alteração do Roteiro: Como o drama grego surgiu dos coros ditirâmbicos entoados nos festivais em honra a Dionísio, ele foi reverenciado não apenas como o Deus do Vinho e da Celebração, mas também como Patrono da Arte Trágica e dos Teatros. Uma vez a cada quatro turnos, o semideus do Vinho é capaz de alterar o roteiro e controlar o próximo turno de um alvo em batalha que desejar. Com isso, poderá escolher o que o alvo fará e falará como se escrevesse o script de uma cena em seu próximo turno.


🍷 Nível 90:

ᐅ Maldições dos Reis - Penteu: Quando Dionísio retornou a Tebas pós viajar pela terra, fez com que as mulheres deixassem suas casas para celebrarem os festivais báquicos. Negando seu culto e seu poder divino, o Rei Penteu se esforçou para conter as celebrações e foi até as montanhas procurar todas as mulheres enlouquecidas. Em fúria báquica, elas o confundiram com um animal e o despedaçaram violentamente. Uma vez por ocasião, o semideus de Dionísio altera a mente de todos em 10 metros ao redor de um alvo de sua escolha, tornando-os Enlouquecidos, por três turnos. Desse maneira, os força a atacarem o alvo central com seus ataques, na intenção báquica de esquartejá-lo até a morte.

ᐅ Controle de Vinho IV: O Culto de Dionísio é associado ao Vinho, ao cultivo das Videiras e ao seu ciclo de vida, como a fermentação do Vinho e o corpo desmembrado dos frutos. Diante disso, o filho de Dionísio controla o Vinho — ou os demais líquidos provenientes de frutos — como desejar e em até 25 metros de alcance, tanto para seu auxílio em combate quanto para ataques. Quando usado para atacar um de seus alvos, torna-o Bêbado por três turnos. Se precisar, transmuta um valor equivalente a seus níveis em metros cúbicos de qualquer líquido em Vinho, gerando recurso para esta cinese. Não pode utilizar outras ativas enquanto controlar o vinho simultaneamente e a energia gasta varia com a magnitude das ações cinéticas realizadas.


🍷 Nível 95:

ᐅ Mistérios Dionisíacos: Em seu culto, os efeitos desinibidores do seu Vinho são considerados uma possessão pelo espírito de Dionísio. Seus efeitos no corpo e na mente dos seus seguidores são ditos revigorantes e catárticos, e acima de tudo libertadores e transformadores. Uma vez por combate, a prole de Dionísio altera a concentração de álcool no sangue de três alvos, e torna-os Bêbados por quatro turnos. Neste intervalo, assume total controle sobre suas ações como se os deixassem em um transe prazeroso.

ᐅ Coma Alcoólico: Os gregos antigos diziam que os deuses lhes revelaram o Vinho como a maior bênção para os que o usam corretamente, mas como uma maldição para os que o usam sem medida. Como um filho de Dionísio, o semideus do Vinho o usa como gerador de bençãos e maldições. Uma vez por ocasião, a prole aumenta a níveis extremos a concentração de álcool no sangue de um alvo que já tenha passado ao menos dois turnos completos Bêbado. Com isso, causa uma perda de consciência instantânea no alvo, por quatro turnos. Para cada turno inconsciente, o alvo intoxicado perde 10% de sua vida máxima como dano por veneno.


🍷 Nível 100:

ᐅ Ressurreição: Os Mistérios Dionisíacos é um culto ligado à Ressurreição e à Reincarnação. Em alguns contos, o próprio Deus do Vinho fora descrito em sua infância rasgando carneiros, com pele e tudo, e os cortando em pedaços no chão. Novamente, com as mãos ele juntou os membros despedaçados, e imediatamente eles estavam vivos e pastavam no pasto verde. Duas vezes por ocasião, seu semideus ressuscita um alvo abatido com o toque de suas mãos ou de seu Tirso, reconstruindo seu corpo por completo mesmo que despedaçado em múltiplas partes. Com isso, o alvo retorna com sua vida e energia totalmente restabelecidas, mas perde 40% dos níveis, enquanto a prole do Vinho perde somente 20% dos seus.

ᐅ Euforia Orgiástica: As celebrações em honra a Dionísio na Grécia Antiga e a Baco na Roma Antiga são conhecidas na literatura por envolverem danças frenéticas, consumo de álcool e libertação emocional e sexual. Incentivava o excesso, descontrole e a entrega total aos sentidos e prazeres. Uma vez por ocasião, o semideus de Dionísio induz um ritual orgiástico ao Deus do Vinho em uma área igual aos seus níveis em metros ao redor. Alvos na área serão imunes e libertos de qualquer emoção negativa ou hostil, e de penalidades e amarras opressivas sociais e hierárquicas. Coroados com hera, tornam-se Bêbados e unem-se em êxtase em práticas hedonistas.


Feito por: Jurandira

Última atualização: 17/03/2025