Deuses Ctônicos

Governados pelo deus sombrio Hades e sua rainha Perséfone, vivem no reino subterrâneo do Mundo Inferior, ou Reino dos Mortos, do sofrimento, do silêncio e da escuridão. Seus poderes são ligados à morte, a terra, as sombras e a tudo que envolva a tristeza e horror.


Ao contrário dos Deuses Celestes, responsáveis pela superfície, pelos vivos, e por guardar as cidades que são patronos, os Deuses Ctônicos são as divindades da terra. Ao final da página, há uma lista completa com outros deuses considerados ctônicos.


O Mundo Inferior

A Casa de Hades é o Reino dos Mortos, o lugar de descanso final para almas que partiram. É descrito como um reino escuro e lúgubre onde fantasmas voam pelos Campos Cinzentos de Asfódelos. Na Ilíada de Homero, o Mundo Inferior é dito um lugar úmido e mofado escondido dentro das cavidades da terra.

Na barca de Caronte, as almas dos mortos cruzam o Rio Aqueronte, passam pelos portões guardados por Cérbero e se apresentavam no Palácio de Hades diante do rei e da rainha do submundo, Hades e Perséfone. Além de serem julgados pelos reis, três juízes também determinavam a sentença das almas. Minos é o juiz que recebe as almas dos mortos de Hermes Psykhogogos, o Guia das Almas.

A terra de Hades é bem distinta do Tártaro — a prisão dos Titãs Ancestrais — descrita como estando tão abaixo de Hades quanto a terra está abaixo dos céus. Hesíodo também apresentou as Ilhas dos Abençoados, ou os Campos Elísios, um reino paradisíaco reservado aos grandes heróis dos mitos.

Alguns poetas posteriores do período clássico atribuíam as Prisões Tártaras para as almas perversas, e os Campos Elísios para os bondosos.

Os fantasmas dos insepultos não podiam atravessar os portões guardados por Cérbero, mas tinham permissão para retornar a superfície para visitar os vivos na forma de assombrações e sonhos e exigir um enterro adequado.


Deuses da Terra

O termo Ctônico também era usado para deuses intimamente relacionados com a agricultura. Possivelmente, isso também está relacionado com o fato de Deméter ser responsável pelos mistérios do pós-vida e dos Campos Elísios.


A Escuridão Primordial

O termo Érebo, que significa "o escuro", era usado algumas vezes para descrever o Reino dos Mortos. Consequentemente, é comum se acreditar que há uma correlação entre Érebo e os mortos.

No entanto, o uso desse termo para descrever o Hades era incomum e, na maior parte das vezes, era puramente descritivo. Por isso, não relacionamos os poderes de Érebo com os Deuses Ctônicos.


Hex Silentum

Habitantes de cavernas no Mundo Inferior, os Deuses Oníricos também podem ser considerados divindades ctônicas. Seu líder, Hipnos, é o irmão gêmeo de Tânatos, mostrando que o Sono e a Morte estão ligados em laços fraternais na Mitologia Grega.