Daemons da Guerra

Divindades menores, ou espíritos, que personificam conceitos abstratos da Guerra e partições menores dos vastos poderes de Ares, o Deus Soberano da Guerra. Em seus mitos, são ditos batalhar ao lado do Deus da Guerra Sangrenta para tornar as suas batalhas muito mais assustadoras, violentas e sanguinárias.


Há outras divindades e que podem ser classificadas como personificações ou representantes da guerra disponíveis em outros grupos de deuses do Panteão Grego. Todos eles estarão listados ao fim desta página.


Moralidade Daemon

Apesar destes cinco Daemons da Guerra serem personificações puras de emoções e conceitos negativos, com dons nefastos que penetram a mente e as defesas de suas vítimas, não significa que daemons guerreiros representam apenas aspectos ruins, ou mesmo que essas personificações são seres de intenções malignas.

A própria Deusa da Vitória Niké, bem como seus três irmãos Bia, Cratos e Zelos, são considerados daemons guerreiros. Contudo, seus dons são capazes de auxiliar e fortalecer seus aliados para lhes guiar até a vitória frente a obstáculos difíceis.

Diante disso, não é correto afirmar que os daemons da guerra são, por sua natureza, seres maléficos. A maioria dessas divindades menores são apenas personificações puras, com poucas ou nenhuma passagem na mitologia. Apenas alguns tiveram uma caracterização mais complexa em seus mitos como Éris, que ainda assim em algumas passagens é descrita com a intenção de usar a discórdia para forçar os deuses e os homens a buscarem evolução.

Portanto, o alinhamento moral desses deuses pode variar de acordo com a narrativa de cada mestre, assim como o de semideuses filhos dessas deidades.



Listagem completa de semideuses e seguidores guerreiros, cujos pais ou patronos representam ou personificam aspectos da Guerra e das batalhas no geral.